Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Esforço e entrega dos Leões sem recompensa

Por Sporting CP
27 Fev, 2024

Sub-23 anulam desvantagem e dominam, mas cedem empate com o FC Vizela (1-1)

A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal empatou frente ao FC Vizela 1-1, esta terça-feira, na jornada oito do apuramento de campeão da Liga Revelação – a primeira da segunda volta.

No frente-a-frente com a única equipa com quem perdera até agora na fase das decisões (1-0), a turma de Alvalade foi quase sempre superior, mas viu-se em desvantagem a meio da segunda parte. Apesar de terem restabelecido o empate e de terem ficado muito perto do triunfo já na compensação, os Leões desperdiçaram duas grandes ocasiões e não conseguiram a reviravolta.

Com João Muniz (regresso à competição um mês e meio depois e estreia nos sub-23), Geovany Quenda e Rodrigo Marquês – dupla que somou minutos nos últimos dois jogos da equipa B – a serem as novidades no onze, a partida arrancou equilibrada. As equipas estiveram sempre encaixadas nos momentos iniciais, sem conseguirem desequilibrar ou descobrir espaços na estrutura rival.

Apesar de as únicas ocasiões de golo nos 35 minutos iniciais terem pertencido ao FC Vizela, num cabeceamento muito perigoso após canto e num disparo rasteiro travado por Francisco Silva, a verdade é que foi o Sporting CP a assumir quase sempre a iniciativa e a ter mais bola, ainda que sem resultados práticos, pois o adversário apresentou-se bastante compacto defensivamente.

Já perto do intervalo, o Sporting CP conseguiu finalmente causar alguma mossa aos visitantes. O capitão Rafael Besugo aproveitou um corte incompleto da defesa vizelense e, já dentro da área, atirou cruzado, mas a bola passou ligeiramente ao lado. A partir daí, e até ao intervalo, os Leões intensificaram a pressão sobre o adversário e insistiram pelo lado esquerdo, mas sem sucesso.

No regresso para a segunda parte, o conjunto verde e branco subiu no terreno, passou a jogar quase sempre no meio-campo contrário e ficou muito perto de inaugurar o marcador na melhor oportunidade da partida até aí. Na marcação de um livre directo à entrada da área, Rodrigo Marquês tirou as medidas à baliza e atirou forte, mas o esférico acertou com estrondo no poste.

Apesar da superioridade dos Leões, que controlavam nesta fase e pareciam estar mais perto de chegar ao golo, acabou por ser o FC Vizela, contra a corrente do jogo e no primeiro remate que ensaiou na segunda parte, a fazer o 1-0 aos 65 minutos por intermédio de António Infante. Isto, segundos após Luís Gomes ter saído com problemas físicos e cedido o lugar a Ewandro Santos.

Vendo-se em desvantagem, o técnico Tiago Pereira aumentou a presença na área ao lançar Lucas Anjos, que passou a fazer dupla no ataque com Rodrigo Marquês. Perante o recuo da turma vizelense, que passou a defender a tempo inteiro, o Sporting CP estabeleceu-se no último terço e andou sempre em busca de linhas de passe, mas não estava fácil furar a defesa adversária.

Ainda assim, aos 84 minutos, o recém-entrado Ewandro Santos sofreu falta clara na área e ganhou um penálti que deu o empate aos Leões. Da marca dos onze metros, Rodrigo Marquês não tremeu e fez o 1-1 com um potente remate para o lado direito, assinando o quinto golo no mesmo número de jogos na Liga Revelação e deixando tudo em aberto para o que faltava jogar.

Na recta final, o Sporting CP carregou no ataque em busca de garantir a vitória e ficou perto de consegui-lo. Já na compensação, Lucas Anjos disparou para enorme intervenção do guarda-redes e, na recarga, Ewandro Santos também não teve melhor sorte, vendo o remate ser travado por um defesa quase em cima da linha de golo. Logo a seguir, Geovany Quenda também criou muito perigo de livre directo, mas a bola não entrou e o 1-1 manteve-se mesmo até ao último apito.

Apesar deste resultado, os Leões, que vinham da melhor sequência de vitórias da temporada (cinco consecutivas), mantêm ainda assim a liderança isolada da tabela e passam a somar 17 pontos, mais três que o segundo classificado FC Famalicão, que tem menos um jogo. O próximo desafio será disputado precisamente em casa da turma minhota, na terça-feira, dia 5 de Março.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Gonçalo Braga, João Muniz (Pedro Silva, 71’), Lucas Taibo, José Silva (Tiago Parente, 64’), Henrique Arreiol, Adam Arvelo (Lucas Anjos, 76’), Rafael Besugo [C] e Luís Gomes (Ewandro Santos, 64’), Geovany Quenda e Rodrigo Marquês.