Leões do andebol só sabem vencer
07 Out, 2023
Demonstração de força frente ao Póvoa AC (35-23)
E vão sete triunfos seguidos. A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal segue líder isolada do Campeonato Nacional (21 pontos) após ter batido, este sábado, o Póvoa AC por 35-23 no jogo da sétima jornada, disputado em 'casa emprestada’, no Pavilhão Desportivo Ginásio Clube do Sul, em Almada - devido à realização da Assembleia Geral no dia seguinte no Pavilhão João Rocha.
Apesar disso, não faltaram Sportinguistas no apoio aos Leões de Ricardo Costa, que logo na primeira parte - e na reentrada que se seguiu - descomplicaram com mérito e qualidade um jogo frente a uma traiçoeira equipa poveira que se tem revelado traiçoeira neste arranque de época. Martim Costa, com seis golos, foi o melhor marcador verde e branco em Almada.
Ora, para enfrentar o sexto classificado, que já tinha travado o SL Benfica (19-19) neste início de campeonato e tem demonstrado muita capacidade defensiva, o conjunto de Ricardo Costa procurou desde cedo atacar com lucidez e explorar - e aproveitar - todas as transições possíveis. Assim, com Mamadou Gassama e Kiko Costa à cabeça, juntamente com a eficácia de Orri Þorkelsson nos livres de sete metros, chegaram com sucesso a uma importante vantagem de quatro golos pouco depois dos 15 minutos (12-8).
Depois, seguiu-se uma fase mais descontrolada do duelo com golos sucessivos de parte a parte até que emergiu Andre Kristensen - ofereceu muita segurança - na baliza verde e branca e João Gomes e Martim Costa apontaram o 17-11. Simultaneamente, no momento defensivo o Sporting CP tentava igualar a intensidade e agressividade do Póvoa AC.
Com a mesma receita, a turma de Alvalade impôs-se também na recta final do primeiro tempo e foi para o intervalo a vencer por sete golos (22-15), rubricando 30 minutos de muita qualidade e, sobretudo, eficácia ofensiva - Kiko e Gassama acabaram com cinco golos cada um na primeira parte.
Estava feito o mais difícil, diante dos aguerridos poveiros, mas o Sporting CP não ficou por aqui.
Já para o segundo tempo, Ricardo Costa refrescou a equipa com as entradas de Leo Maciel para baliza, Jan Gurri como central e Pedro Portela e Etienne Mocquais nas pontas. E nem a paragem do intervalo ou a mudança das peças quebraram ímpeto verde e branco - muito pelo contrário.
De forma avassaladora, o reatamento trouxe um Sporting CP a todo o gás e com um claro parcial de 5-0 a abrir dilatou a vantagem até aos 27-15, estragando quaisquer planos do emblema da Póvoa de Varzim para reentrar na partida – apenas marcariam oito golos na segunda parte.
Pouco depois, à passagem apenas do minuto 42, Mocquais foi o responsável por assinar o 30.º golo dos Leões em Almada (30-18), que com o decorrer do encontro, apesar de escudados na expressividade do resultado, não cederam e foram mantendo o Póvoa AC a dez ou mais golos de distância de forma constante.
Assim, a recta final do jogo foi de gestão segura por parte da equipa verde e branca até ao 35-23 final.
Após mais uma vitória inatacável, os Leões de Ricardo Costa têm encontro marcado, na próxima jornada, com o FC Gaia para regressar ao Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Edy Silva, Pedro Portela (3), Edmilson Araújo, Kiko Costa (5), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Salvador Salvador [C], Espen Våg (2), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (5), Andre Kristensen [GR], João Gomes (1), Etienne Mocquais (3), Leo Maciel [GR], Martim Costa (6).