Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Desaire na Hungria

Por Sporting CP
14 Nov, 2023

​Andebol cedeu perante o Tatabánya KC (31-29)

De regresso aos palcos europeus, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal foi esta terça-feira derrotada em casa dos húngaros do Tatabánya KC, por 31-29, na terceira jornada do grupo H da EHF European League. Os Leões ocupam agora o terceiro lugar com dois pontos, atrás do Tatabánya KC, que passa a somar quatro, e dos romenos do CSM Constanta, que têm seis.

Após o triunfo em casa do FC Porto para o campeonato, os Leões de Ricardo Costa entraram motivados para disputar o segundo de três jogos seguidos fora de casa. O encontro arrancou em alta rotação, com o Sporting CP a imprimir desde cedo grande velocidade nos seus ataques, principalmente através de João Gomes e Jan Gurri, assumindo desde cedo a dianteira do placard.

Com 15 minutos, a vantagem verde e branca era de 6-9 (a mais dilatada em toda a primeira parte), com Leo Maciel a ser importante (cinco defesas) e Kiko Costa em destaque nos sete metros. No entanto, a pesada equipa húngara, aproveitando os erros ofensivos do Sporting CP, que não marcou golos durante dez minutos, passou para a dianteira pela primeira vez (13-10).

Ainda com cerca de três minutos até ao tempo de descanso, Ricardo Costa apostou em Kiko, Martim Costa e Natán Suárez para tentar aproximar-se no marcador até ao descanso, e a estratégia deu resultado, com o segundo a marcar por duas vezes e a encurtar para apenas um golo a distância para o rival (13-12). Estava assim tudo em aberto para os segundos 30 minutos.

Na segunda parte, mesmo tendo cometido alguns turnovers e com o guarda-redes adversário a começar a brilhar com várias defesas de elevada dificuldade, o Sporting CP conseguiu manter uma desvantagem curta ao fim dos primeiros dez minutos (22-19). Nota para André Kristensen, que foi importante na baliza, e Jan Gurri, que se destacou nesta fase com três golos consecutivos.

A partir daí, mesmo com o Sporting CP a apostar no 7x6 para causar estragos no ataque, acabou por ser o conjunto da casa que cresceu no encontro e alargou a diferença para seis (27-21). No entanto, uma boa reacção por parte dos Leões, com João Gomes a liderar, resultou num parcial favorável de 0-3, o que deixou o resultado em 27-24 ainda com mais de seis minutos para jogar.

Na recta final, apesar do cansaço evidenciado após o clássico no Porto e de terem rematado ao poste num ataque que podia ter alterado a história do jogo, os comandados de Ricardo Costa deixaram tudo em campo e ainda conseguiram diminuir a diferença para apenas dois golos, só que já não foram a tempo de evitar a derrota, caindo de pé na Hungria com o placard em 31-29.

Kiko Costa, Jan Gurri e Mamadou Gassama foram os melhores marcadores Leoninos, com cinco golos cada, sendo que os remates certeiros do primeiro nasceram todos de livres de sete metros.

Os Leões voltam a jogar já este sábado, dia 18, em casa do SL Benfica, estando o regresso à EHF European League marcado para a próxima terça-feira, dia 21, na recepção a este Tatabánya KC.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Jan Gurri (5), João Gomes (2), Étienne Mocquais (1), Christian Moga (1), Salvador Salvador [C] e Mamadou Gassama (5); André Kristensen [GR], Edy Silva (1), Pedro Portela, Edmilson, Kiko Costa (5), Natán Suárez (1), Espen Våg (2), Orri Þorkelsson (3) e Martim Costa (3).