Leões na final da Taça de Portugal
01 Jun, 2024
Triunfo frente ao CF "Os Belenenses" por 28-20 no jogo de acesso à partida decisiva
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se este sábado para a final da Taça de Portugal, após derrotar o CF "Os Belenenses" por 28-20, no jogo de acesso à partida que este domingo vai decidir o vencedor do troféu.
Os Leões de Ricardo Costa, vencedores do Campeonato Nacional e da Supertaça, vão jogar para a possibilidade de ‘triplete’, ou seja, de conquistarem todos os troféus nacionais que jogaram na época 2023/2024. Antes do apito inicial, num gesto de enorme desportivismo, a equipa de andebol do CF "Os Belenenses" fez uma guarda de honra ao Sporting CP pela conquista do Campeonato Nacional por parte da formação Leonina.
Foi uma vitória incontestável do Sporting CP, a materializar no resultado a superioridade individual e colectiva perante uma equipa do Restelo briosa, combativa e que teve no guarda-redes João Muniz um obstáculo para que os números não tivessem sido mais dilatados, com várias defesas de elevado nível do jogador que esteve a defender as redes da equipa azul.
Com Martim Costa em plano de evidência – foi o melhor marcador Leonino com sete golos -, o Sporting CP entrou bem, com a ligação entre Martim Costa e o pivô Edy Silva a resultar em bons momentos e em golos.
O ascendente dos Campeões Nacionais e detentores da Taça de Portugal foi tendo correspondência no resultado, com vantagens confortáveis no marcador e o Sporting CP na frente por 11-7 aos 20’. Esse domínio foi-se estendendo pelo tempo fora e, ao intervalo, o Sporting CP comandava por 15-10, também com Francisco Costa a dar nas vistas nos remates de meia distância e nas entradas aos seis metros.
No segundo tempo, a equipa orientada por Ricardo Costa teve uma entrada de Leão, com três golos consecutivos que praticamente sentenciaram o vencedor do jogo.
A equipa do CF "Os Belenenses" ainda teve uma boa reacção e encurtou essa diferença, mas o Sporting CP soube ter o jogo sempre totalmente controlado para terminar com triunfo de 28-20, numa exibição muito solidária defensivamente e que se traduziu em apenas 20 golos sofridos em 60 minutos. Números esses que reflectem a concentração dos Campeões Nacionais, que jogam este domingo para tentarem somar a terceira Taça de Portugal consecutiva e ainda o terceiro troféu interno desta temporada.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo, Francisco Costa (6), Natán Suárez (2), Jan Gurri (2), Salvador Salvador [C] (1), Espen Våg, Orri Þorkelsson (5), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], João Gomes, Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Christian Moga, Martim Costa (7)