Entrada autoritária no Campeonato Nacional
04 Set, 2024
Estreia em Águas Santas resolvida com solidez (30-41)
Após a conquista da Supertaça e do segundo lugar na Supertaça Ibérica, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal entrou a vencer no Campeonato Nacional, esta quarta-feira à noite, ao visitar e vencer a AA Águas Santas por 30-41 na jornada inaugural.
Os Leões começaram da melhor maneira a defesa do seu título, resolvendo com muita solidez uma das deslocações tradicionalmente mais difíceis em solo nacional. Com seis golos cada, Salvador Salvador e Martim Costa foram os melhores marcadores do lado verde e branco.
Para enfrentar um conjunto que na época passada foi quinto classificado na primeira fase e segundo na fase final B do campeonato, Ricardo Costa apostou de início em André Kristensen, Pedro Portela, Kiko Costa, Edy Silva, Salvador Salvador, Martim Costa e Orri Þorkelsson.
Depois de um início de encaixe, um bloco defensivo de Edy Silva permitiu o contra-ataque a Martim Costa, que colocou os Leões pela primeira vez na liderança com 3-4. O jogo, a seguir, partiu-se, acelerou e o Sporting CP - em superioridade numérica – dilatou a vantagem até aos três golos (5-8) depois do décimo minuto, apesar de algumas oportunidades anteriores já desperdiçadas.
Pouco depois, Kristensen ‘engatou’ três defesas consecutivas e o capitão Salvador – em evidência na primeira parte - aproveitou para chegar ao 8-12, assinando também, mais tarde, o 10-15, mas a AA Águas Santas de Marco Sousa continuou a oferecer uma boa réplica para evitar que a entrada segura dos Leões se transformasse num rápido ‘descolar’ no marcador (13-15).
Superada essa toada de parada e resposta, sem grandes transições rápidas, o conjunto de Ricardo Costa voltou a impor-se na ponta final do primeiro tempo, ao longo da qual recuperou a diferença de cinco golos. Com um ‘endiabrado’ João Gomes a partir da direita, os Leões foram a vencer para o intervalo por 16-21.
Já com os reforços Mohamed Ali, Diogo Branquinho e William Höghielm em campo e em estreia na prova de Leão ao peito, foi de forma autoritária que a equipa verde e branca reatou o encontro, disparando até aos 16-23, mas novamente surgiu a resposta à altura da formação da casa (19-23).
Foi, contudo, quando a partida voltou a aumentar de velocidade que o Sporting CP deu um ‘esticão’ tão rápido como decisivo no marcador. Com Branquinho sempre pronto a sair em velocidade, uma defesa de Ali e muita competência a defender o 7v6 adversário, chegou-se rapidamente a uma inédita margem de nove golos, fixada por Martim Costa (21-30).
Já aos 48 minutos, uma defesa de Ali ‘estendeu a passadeira’ para Gassama estabelecer o 23-33 e, logo após uma nova defesa, só o poste negou ao guardião internacional egípcio um golo de baliza a baliza. ‘Cavada’ esta diferença, o jogo e a vitória nunca mais fugiram das garras dos Leões, que fizeram a gestão controladora que se impunha daqui em diante para evitar qualquer surpresa - e quase todos os jogadores contribuíram com golos em Águas Santas.
Na recta final, Pedro Portela foi o responsável por dilatar a vantagem e ‘furar’ a marca dos 40 golos do Sporting CP na partida, que teve as contas fechadas num esclarecedor 30-41.
Após a estreia com triunfo, na próxima jornada os Leões de Ricardo Costa estão de regresso a casa e vão enfrentar o Vitória SC, já este sábado (18h00), no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Edy Silva (2), Pedro Portelac(3), Kiko Costa (3), Natán Suárez (3), Jan Gurri (3), Pedro Martínez, William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (6), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (4), João Gomes (4), Christian Moga, Martim Costa (6), Mohamed Ali [GR]