Triunfo no dérbi a abrir a fase final
29 Mar, 2025
Andebol supera SL Benfica por 34-30
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o SL Benfica por 34-30 na primeira jornada da fase final do Campeonato Nacional.
Mais uma vez num Pavilhão João Rocha praticamente cheio, o Sporting CP entrou com Mohamed Ali, Mamadou Gassama, João Gomes, Natán Suárez, Martim Costa, Diogo Branquinho e Edy Silva no sete inicial.
Martim Costa inaugurou o marcador de uma primeira parte bastante equilibrada, com o SL Benfica a conseguir uma ligeira vantagem durante largos minutos. André Kristensen substituiu Mohamed Ali na baliza e as águias ficaram sem Alexis Borges a partir dos nove minutos, quando o pivô viu o cartão vermelho por acertar na face de Natán Suárez.
O Sporting CP foi respondendo aos golos sofridos com tentos de João Gomes, Salvador Salvador e Martim Costa até chegar ao empate a dez. Aproveitando também algumas intervenções de André Kristensen, os Campeões Nacionais passaram para a frente no 11-10, quando Pedro Portela converteu um livre de sete metros.
Ainda assim, a vantagem não cresceu muito até ao intervalo, sendo que João Gomes fez o 16.º e último golo verde e branco na metade inicial contra 14 do SL Benfica.
Na segunda parte, o Sporting CP apareceu bem mais dominador e imponente. William Höghielm brilhava nos seis metros no ataque, marcando até um golo de belo efeito para o 19-16, Salvador Salvador voltava a facturar várias vezes de longe e tanto Orri Þorkelsson como Martim Costa Mamadou Gassama também colocavam bolas no fundo das redes.
Um parcial favorável de 4-0 deixou o SL Benfica a uma distância já confortável (24-17) e que só não era bem maior porque o guarda-redes Gustavo Capdeville estava a ser o melhor elemento da sua equipa.
O 7x6 visitante não se estava a revelar uma aposta certeira, uma vez que o Sporting CP defendia bem e é um conjunto muito forte a aproveitar a baliza deserta, como se viu em dois lances consecutivos defendidos por André Kristensen e em que Salvador Salvador marcou dessa forma.
Até ao final, Ricardo Costa ainda lançou para jogo Rafael Vasconcelos, de apenas 17 anos, e o SL Benfica conseguiu reduzir para 32-28, mas Orri Þorkelsson e Pedro Martínez apontaram os últimos golos Sportinguistas.
O resultado ficou fechado em 34-30 para (mais uma vez) grande satisfação do Pavilhão João Rocha. Com sete golos, Salvador Salvador foi o melhor marcador do desafio.
Os Leões vão, agora, receber o CS Marítimo na próxima jornada.
Sporting CP: Edy Silva (1), Pedro Portela (1), Natán Suárez (2), Jan Gurri (1), Pedro Martínez (1), William Höghielm (4), Salvador Salvador [C] (7), Orri Þorkelsson (4), Mamadou Gassama (3), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes (4), Christian Moga, Martim Costa (6), Mohamed Ali [GR] e Rafael Vasconcelos.