Leões em Nantes para "contrariar a lógica"
21 Abr, 2025
Ricardo Costa, Salvador Salvador e André Kristensen lançaram 'quartos' da EHF Champions League
A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal visita, esta quarta-feira, os franceses do HBC Nantes para a primeira mão dos quartos-de-final da EHF Champions League e a comunicação social foi recebida no Multidesportivo do Estádio José Alvalade para um media day.
Aos vários jornalistas presentes, tanto o treinador Ricardo Costa como o capitão Salvador Salvador e o guarda-redes André Kristensen fizeram a antevisão do duelo europeu. Começou o líder da equipa técnica, que garantiu que o grupo que lidera "está bem" para aquele que se espera que seja um dos maiores desafios da temporada.
"A época é longa e são muitos jogos, existe cansaço, mas para um jogo que nunca ninguém jogou temos de deixar isso de parte e salientar a nossa ambição e o percurso que nos fizeram chegar aqui. Tenho um orgulho enorme nesta equipa e neste clube, superámos muitas barreiras e chegar aqui, a dois jogos de fazer ainda mais história e de marcar presença em Colónia [onde se realiza a final four], é um sonho para todos. Queremos transformar esse sonho em algo real sabendo que em Nantes vamos ter 60 minutos muito difíceis perante uma das melhores equipas do mundo a defender. Podemos ser das melhores do mundo a atacar, mas jogar fora de casa com o HBC Nantes será muito difícil. Do nosso lado, ambição e consciência de que nada se decide em 60 minutos. Trazer a eliminatória para o João Rocha é o nosso grande objectivo e é o que temos de fazer", disse em resposta aos jornalistas.
Admitindo que espera, um dia, "ganhar a EHF Champions League", Ricardo Costa garantiu não ter "obstáculos à ambição": "Já era assim enquanto atleta e agora passo isso para a minha equipa. É um momento único para o desporto português, para o andebol português, para mim e, mais importante, para a minha equipa. Muito fizemos para chegar aqui, mas queremos continuar e que os nossos adeptos tenham uma palavra a dizer nesta eliminatória porque foram muito importantes para nós nesta caminhada".
Dentro das quatro linhas, o técnico espera uma "pressão muito alta" do HBC Nantes, que tem "uma capacidade de contacto muito forte" e tenta "sempre parar os ataques com muitas faltas".
"Não gostamos disso e temos de o contrariar com os nossos movimentos de ataque. Todas as fases do jogo são importantes, tanto a recuperação defensiva como a defesa posicional. Temos de contrariar o jogo do [Nicolas] Tournat, um pivô muito difícil de defender. Os guarda-redes deles têm feito a diferença, o [Ivan] Pešić é muito experiente e batido e vai-nos causar dificuldades. Do outro lado temos o André [Kristensen] e o [Mohamed] Ali, que nos têm ajudado muito. Acredito que também os podemos ajudar com a defesa", acrescentou.
Negando que o Sporting CP é favorito a ganhar a competição, até devido à fortíssima concorrência, Ricardo Costa não tem dúvidas, contudo, que os Leões são "sempre favoritos a ganhar qualquer jogo": "Sabemos que há equipas mais fortes do que nós, que têm outro tipo de armas e orçamentos e que a história está do lado deles, mas temos de fazer aquilo que sabemos fazer bem durante os 60 minutos. Se fosse pela lógica não estávamos aqui com certeza. Contrariar a lógica é sermos ambiciosos e competentes".
"A primeira coisa que dissemos é que não vínhamos só para jogar, mas sim para competir com os melhores. Conseguimos fazê-lo e chegámos aqui. Estamos a 120 minutos de Colónia e até me arrepio quando digo isso. É um momento extraordinário para nós e temos de usufruir. Não podemos andar mergulhados apenas na pressão do resultado, chegou o momento de tirar prazer destes 120 minutos e acredito que os meus atletas o vão fazer", frisou ainda.
Para Salvador Salvador, "as coisas têm corrido bem nesta época longa", mas "o mais importante" é que a equipa chega completa a estes quartos de final. "Temos trabalhado bem e sabemos a difícil tarefa que vamos ter, mas vamos encarar este desafio com a maior naturalidade possível", disse o capitão aos jornalistas.
O internacional português, que costuma actuar como lateral-esquerdo, revelou que todo o percurso da equipa "tem vindo a superar cada vez mais as expectativas": "O trabalho realizado desde a chegada do Ricardo [Costa] tem sido bastante bom, mas o que esta equipa está a fazer no seu primeiro ano de EHF Champions League é fenomenal. Ainda assim, temos ambição para mais, vamos colocando objectivos atrás de objectivos e o próximo é chegar à final four da EHF Champions League, que é o nosso sonho".
Salvador Salvador, de 23 anos, quer que o Sporting CP faça "um grande jogo em Nantes" para a eliminatória "ser decidida no Pavilhão João Rocha" e deixou a promessa de fazer uma tatuagem caso a EHF Champions League seja conquistada.
"Se vier a acontecer, o que quero bastante, certamente vem parar aos braços, às pernas ou a qualquer lado. É o sonho de qualquer jogador da modalidade", concluiu.
André Kristensen, de 25 anos, também está "entusiasmado e confiante", deixando a garantia de que a equipa verde e branca "acredita em si mesma e mal pode esperar por este embate".
"Estamos aqui e com fome de vitória. Queremos ir para a próxima fase e acredito que temos a qualidade e os recursos para isso", contou aos jornalistas.
Sobre o HBC Nantes, o guarda-redes não poupou os elogios: "São muito experientes na Europa e têm lutado a um nível muito alto há vários anos. Já estiveram na final four e sabem como chegar lá. São muito competitivos e têm uma excelente equipa. São muito fortes em casa, assim como nós. Vão ser dois jogos muito complicados e equilibrados, tudo se vai resolver nos pequenos pormenores".
André Kristensen, que esteve, como adepto, na final four da EHF Champions League em 2018, onde o HBC Nantes chegou à final e perdeu com o Montpellier Handball, falou também sobre a pressão dos guarda-redes, uma peça fundamental num jogo de andebol.
"Temos de lidar com isso ao longo de toda a carreira e acabamos por nos habituar. Podemos ser os heróis, mas também os vilões. De qualquer forma, vai ser desafiante e é para este tipo de pressão que trabalhamos", afirmou o internacional pela Noruega.
O Sporting CP visita o HBC Nantes em França às 19h45 (hora de Portugal continental e Madeira) desta quarta-feira, recebendo depois os gauleses à mesma hora da quarta-feira da próxima semana, 30 de Abril, no Pavilhão João Rocha.