Ricardo Costa: "A tristeza terá que dar lugar ao orgulho"
30 Abr, 2025
Treinador reagiu ao desaire com o HBC Nantes
No final da derrota da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal frente ao HBC Nantes, que ditou a eliminação da EHF Champions League nos quartos-de-final, Ricardo Costa marcou presença na conferência de imprensa para analisar o encontro.
Primeira reacção
"A tristeza terá que dar lugar ao orgulho pelo que fizemos. Fizemos sonhar os nossos adeptos. Estamos muito felizes por chegar aqui, mas é duro. Temos de aceitar porque o HBC Nantes foi melhor do que nós em algumas coisas, principalmente no controlo das emoções, onde precisamos de crescer. Muito orgulhoso do que fizemos até aqui. Foi o nosso primeiro ano na EHF Champions League e temos de retirar o que fizemos de positivo. Subimos muito alto, mas a queda não pode existir. Se queremos voltar a sonhar poder estar em Colónia [cidade alemã onde se realiza a final four], temos um jogo pela frente no sábado e isso é o que mais me preocupa. Temos de ajudar os jogadores e temos de os fazer ver que o caminho é duro, mas enquanto há vida há esperança."
Lágrimas dos jogadores
"Ao longo destes 16 jogos, fizemos sorrir muita gente. É normal que as lágrimas nos venham aos olhos. A tristeza tem de dar lugar ao orgulho e espero, daqui a uns anos, olhar como uma prova de crescimento. Não queremos que este seja um ano especial, queremos voltar à EHF Champions League."
O que vai dizer aos jogadores
"Vou procurar sorrir. Nas vitórias sou muito sisudo. Hoje é para sorrir e dar-lhes um abraço. Estou muito orgulhoso do que fizeram. Agora é tempo de limpar as lágrimas porque sábado há um jogo para ganhar."
Importância de Ivan Pešić
"O guarda-redes do HBC Nantes fez duas boas prestações e ajudou a sua equipa. Hoje não conseguimos, em termos defensivos, ajudar os nossos guarda-redes."
Apoio dos adeptos
"Os adeptos do Sporting CP são muito inteligentes. Sabem reconhecer quem luta por esta camisola. Souberam reconhecer que fizemos uma grande EHF Champions League e que queremos voltar."
André Kristensen: "Podemos estar orgulhosos da nossa caminhada"
O guarda-redes verde e branco também esteve na conferência de imprensa no Pavilhão João Rocha e deu o seu ponto de vista sobre o desafio: "Estamos muito desiludidos porque estivemos muito perto. Sentimos que tivemos a oportunidade de atingir o nosso grande objectivo. O HBC Nantes tem uma grande equipa e podemos estar orgulhosos da nossa caminhada. Para quase toda a equipa foi a primeira vez na EHF Champions League e tenho a certeza que vamos ser mais competitivos no próximo ano. Precisamos de aprender com isto e lutar".