Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Emil Berlin reforça Bicampeões Nacionais

Por Sporting CP
30 Jun, 2025

Lateral versátil tem nos Leões a primeira aventura fora da Suécia

2025/2026 também já mexe para o andebol do Sporting Clube de Portugal e Emil Berlin, de 24 anos, é a primeira cara nova no leque de opções do treinador Ricardo Costa. O sueco de 24 anos e 1,88m é lateral-direito de raiz, embora bastante versátil, fez toda a carreira no IK Sävehof e terá a primeira experiência fora do seu país nos Bicampeões Nacionais. 

E nas suas primeiras palavras como Leão, Emil Berlin deu conta de imediato das certezas que o guiaram neste passo rumo ao Pavilhão João Rocha. “Quando se recebe uma chamada de uma equipa como o Sporting CP, que esteve muito bem na EHF Champions League… É um sonho tornado realidade”, começou por afirmar na sua apresentação em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

Curiosamente, quando era ainda um jovem em ascensão no IK Sävehof, o canhoto defrontou o Sporting CP – por duas vezes - na fase de grupos da EHF Champions League, em 2019/2020, e, por isso, lembrou que já conhece em primeira mão os Sportinguistas e a sua paixão.

“Foi um grande ambiente, algo que os suecos não estamos tão habituados, porque pareciam adeptos de futebol mais do que de andebol. Foi uma boa experiência. Foram bons connosco também, mas sobretudo para a equipa da casa, da qual felizmente agora vou fazer parte”, apontou Emil Berlin, focado em contribuir para alargar o domínio verde e branco no andebol nacional.

“Na Suécia sempre competi por títulos e precisamos de vencer para nos sentirmos concretizados. Essa é uma das razões por que vim: para vencer”, frisou o novo lateral-direito dos Leões, que se apresentou aos adeptos como “um organizador de jogo” e realçou a sintonia total com as ideias do técnico Ricardo Costa.

“Sou um lateral-direito que joga com muita velocidade e gosto de fazer jogadas interessantes para os adeptos. Vou tentar dar o meu melhor em todos os momentos, ser algo diferente ao Kiko [Costa] e ser uma boa peça para o Ricardo usar tanto na defesa como no ataque. Explicou-me tudo sobre a forma como quer jogar, sobre o grupo e tudo soou incrível”, enalteceu.

Pronto para jogar de Leão ao peito, Emil Berlin, admitiu estar “desejoso por conhecer a equipa”, mas também os adeptos, a quem deixou um convite para a nova época. “Mal posso esperar para vos conhecer e poder ver-vos no Pavilhão João Rocha”, atirou a mais recente cara nova dos Bicampeões Nacionais.

Por seu turno, o coordenador Carlos Carneiro, que era o capitão da equipa Leonina que enfrentou o IK Sävehof de Emil Berlin em 2019, abordou a chegada do reforço, garantindo que “vai ser uma mais-valia” para o estilo de jogo Leonino.

“Tem muitas características que apreciamos: é um jogador de equipa, cria muito jogo, está sempre disponível para correr e dá muito em várias posições. É versátil, pode jogar tanto a lateral-direito como a central e tem muita qualidade”, detalhou, acrescentando: “Em termos sociais, temos feedbacks fantásticos sobre ele e demonstrou uma grande vontade em vir para o Sporting CP, algo que também valorizamos. Abdicou de algumas coisas e isso diz tudo da sua vontade”.