Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Mais do que difícil, é aliciante"

Por Sporting CP
12 Nov, 2025

Andebol recebe o Füchse Berlin esta quinta-feira

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 19h45 desta quinta-feira, os alemães do Füchse Berlin para a sétima jornada da fase de grupos da EHF Champions League e Ricardo Costa fez a antevisão ao encontro.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, o treinador verde e branco admitiu esperar "um jogo difícil, à imagem de todos" nesta competição, mas especialmente complicado por ser "contra o primeiro classificado do grupo" só com vitórias.

"Defrontámos esta equipa nas últimas duas temporadas, tanto na EHF European League como na EHF Champions League. Atingiu a final four da EHF Champions League e tem o melhor jogador do mundo [Mathias Gidsel]. Mais do que difícil, é um jogo aliciante e é isso que vai na nossa mente. Sabemos a dificuldade de dificultar uma equipa que ainda não perdeu e que tem muitos atributos, mas o nosso maior atributo é poder lutar contra eles olhos nos olhos. Na EHF Champions League tanto podemos ganhar por dez como perder por dez, tudo pode acontecer no Pavilhão João Rocha", começou por dizer.

Contra um adversário deste calibre, o treinador dos Leões explicou que é necessário fazer o que os Bicampeões Nacionais sabem "fazer bem feito em todas as fases do jogo" e, ainda, "saber o que está do outro lado".

"Dificilmente o Mathias Gidsel não vai marcar os seus dez golos, mas há situações em que temos de estar muito fortes, principalmente na EHF Champions League: recuperação defensiva, não oferecermos golos fáceis ao adversário e defendermos bem. Temos de conseguir estar bem na defesa posicional e não nos podemos precipitar, como aconteceu no jogo com o HBC Nantes. Temos de aprender com esse momento contra equipas deste gabarito. É um jogo difícil, como são todos, e uma oportunidade espectacular para jogarmos em casa, com o nosso pavilhão cheio e com os nossos adeptos a puxar por nós. Estamos desejosos de jogar", afirmou.

Em 2023/2024 e 2024/2025, o Sporting CP superou o Füchse Berlin no Pavilhão João Rocha, mas Ricardo Costa preferiu não valorizar esse facto e focar-se, sim, no que está para vir.

"O que está para trás, está para trás, tanto o bem feito como o mal feito. O que podemos melhorar é o que está à nossa frente. Não há jogos iguais nem momentos iguais e essa é a beleza do desporto, podemos fabricar outros lances e sensações. Queremos mais, não queremos apenas repetir momentos. Para podermos ganhar a uma equipa como esta, muita coisa tem de ser bem feita e a primeira é o entusiasmo com que temos de jogar estes jogos. Com a mente de poder vencer, mas também de poder aprender", referiu.

Por fim, o técnico falou sobre o papel dos Sportinguistas numa noite que espera, mais uma vez, histórica: "Tenho a certeza de que os adeptos vão estar em força porque são inteligentes e não perdem a oportunidade de ver este jogo. Estão conscientes do que vêm ver, não só do lado do adversário, mas porque vêm ver os melhores jogadores do mundo, que são os jogadores do Sporting CP".