Filipe Monteiro reforça ligação ao Sporting CP
28 Nov, 2025
Central tem merecido a confiança de Ricardo Costa
Apenas quatro meses após ter chegado ao Sporting Clube de Portugal, Filipe Monteiro renovou a sua ligação ao Clube. Uma renovação que acontece muito cedo na temporada, mas que é reconhecida pelo central de 21 anos como um voto de confiança por parte da estrutura Leonina.
"É um orgulho renovar com o Sporting CP. Sentia que tinha capacidades para ajudar a equipa e merecer um voto de confiança, mas não estava à espera que fosse tão cedo. As coisas têm corrido bem, tenho conseguido ajudar a equipa e penso que foi por isso que quiseram renovar comigo. Para mim, é um orgulho e claro que aceitei, porque estou bem aqui, gosto do Clube, gosto das pessoas, sinto que estou a fazer um bom trabalho e a receber o reconhecimento. Por isso, estou muito contente com esta renovação", começou por dizer aos meios Leoninos, no momento da assinatura do contrato.
A integração no grupo de Ricardo Costa, marcada por uma intrínseca cultura de vitória, inquestionável competitividade diária e elevados níveis de exigência, tem sido determinante para o seu crescimento, reconhece.
"A qualidade dos treinos, dos colegas, dos jogos, é claramente superior. O facto de jogarmos sempre quartas e sábados, ou quintas e domingos, faz com que haja uma maior evolução. Quando o nível da intensidade é maior, nós naturalmente também evoluímos mais. Sinto isso claramente, sinto que a cada dia que passa estou mais entrosado com a equipa. Quando a equipa me ajuda e eu ajudo a equipa, tudo corre melhor e é isso que temos feito para continuar a lutar pelos nossos objectivos", apontou.

A primeira chamada à Seleção A de Portugal chegou já de Leão ao peito, algo que Filipe Monteiro confessa ter sido também uma surpresa.
"Quando se joga ao mais alto nível, há sempre uma maior probabilidade de ser chamado à Selecção, mas também não estava à espera de ser chamado tão cedo. Claro que era o meu objectivo: jogar pelo Sporting CP, jogar na EHF Champions League no campeonato, jogar o máximo possível e depois ser chamado à Selecção. Se continuar a manter o nível, tanto no Clube como na Selecção, vou ser chamado mais vezes e vou ter mais oportunidades", explicou, garantindo que apesar da renovação estar garantida, nada vai mudar na sua postura de trabalho.
"Com a renovação, existe sempre uma segurança maior, por assim dizer, mas não é por renovar que vou mudar a minha maneira de estar. A minha maneira de estar é sempre a mesma: dar o máximo todos os treinos e em todos os jogos, ajudar sempre a equipa ao máximo para atingir os nossos objectivos, que são os mesmos desde o início da época. Queremos tentar conquistar tudo a nível nacional e depois, na EHF Champions League, dar o nosso melhor, tentar que seja igual ou melhor do que o ano passado. Não há jogos fáceis, mas nós também somos bons e já provamos que conseguimos ganhar a qualquer equipa", definiu Filipe Monteiro.
Por fim, o pivô deixou uma mensagem aos adeptos, cujo apoio incondicional sente desde a sua chegada ao João Rocha.
"Quero agradecer a todos os Sportinguistas. Fui muito bem recebido, recebo várias mensagens, nos jogos estão sempre a apoiar-nos e, no final do jogo, apoiam-nos nas derrotas e nas vitórias. Nota-se que gostam de nós e nós também gostamos deles. Se continuarem a ir ao Pavilhão, nós estamos mais perto de atingir os objectivos e toda a gente fica contente com isso, adeptos e equipa", rematou.

Também Carlos Carneiro, coordenador da modalidade, explicou o significado desta renovação e a avaliação feita ao atleta ao longo dos últimos meses.
"Basicamente, foi o confirmar das expectativas que tínhamos em relação ao Filipe. Confirmámos a todos os níveis, tanto a nível do andebol em si - treino, jogo, preparação - como no aspecto social. Estamos muito contentes com ele. Acreditamos que podemos fazer dele um jogador de topo e o futuro central da Seleção Nacional. Enquadra-se perfeitamente naquilo que são os valores que nós defendemos enquanto equipa e enquanto Sporting CP. É o tipo de jogador que apreciamos em todos os aspectos e, portanto, estamos muito contentes com esta renovação. Isso significa que, acima de tudo, ele tem feito um bom trabalho e que merece a nossa confiança", começou por dizer o dirigente.
Questionado se esta decisão passa também uma mensagem ao grupo de trabalho, reforçando que o mérito e a dedicação são recompensados, Carlos Carneiro foi claro.
"Na verdade, nós temos sempre conversas particulares com os atletas que entram no Sporting CP, explicando aquilo que defendemos e aquilo que não negociamos. Estar no Sporting CP depende deles, da entrega, da dedicação. Depois, jogar bem ou mal pode acontecer, porque todos os jogadores têm os seus momentos. Mas é um sinal para toda a gente - e tem sido assim nos últimos anos - de que o Sporting CP reconhece os atletas não só pela qualidade, mas também pela sua postura e pelo seu compromisso com o Clube e com a equipa. O Filipe é mais um dos muitos exemplos que temos tido e esperamos vir a ter mais", sentenciou.
Com a renovação de Filipe Monteiro, o Sporting CP continua a trabalhar para vencer - hoje e no futuro.