Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Peter Spark

Ricardo Costa: "Demos um passo importante"

Por Sporting CP
07 Fev, 2026

Técnico reagiu à qualificação para os quartos-de-final da prova rainha

Ricardo Costa mostrou-se naturalmente satisfeito com a vitória frente ao FC Porto (35-40), que valeu a qualificação para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Em declarações aos meios do Clube, o técnico destacou a importância do resultado, sublinhando que, apesar do triunfo num pavilhão exigente, a conquista do troféu continua a ser apenas uma ambição em construção.

"É, de facto, uma vitória muito importante. É certo que não ganhámos nada, apenas passámos mais uma eliminatória, mas damos um passo importante na conquista da Taça de Portugal. Mas volto a repetir: não ganhámos nada", começou por dizer, abordando também o contexto difícil em que o encontro foi preparado, numa fase marcada pela falta de tempo entre jogos. 

"Em relação a este jogo, éramos provavelmente a única equipa que não o queria jogar, porque os nossos atletas jogaram quinta-feira e jogaram sábado. Praticamente não treinámos no pós-paragem, mas a equipa que sorriu foi a nossa no final. Os nossos atletas fizeram um grande jogo", elogiou, ao mesmo tempo que destacou o equilíbrio da primeira parte e a melhoria exibicional após o intervalo.

"O jogo foi sempre muito equilibrado na primeira parte. Nunca conseguimos criar uma diferença de dois ou três golos que nos desse alguma tranquilidade e acho que o FC Porto jogou bem na primeira parte. Começámos a fazer trocas e rotações a pensar muito na segunda parte e acredito que essa rotação ajudou a que pudéssemos estar mais lúcidos. Defendemos melhor, o guarda-redes ajudou, continuámos com as nossas ideias claras e acho que a vitória é inegável para o nosso lado", analisou.

O técnico agradeceu ainda aos Sportinguistas presentes na Dragão Arena e reforçou a necessidade de manter o foco no caminho por percorrer.

"Dar também uma palavra aos nossos adeptos, que hoje estiveram aqui a ajudar-nos. E volto a dizer que não ganhámos nada, temos de ter os pés bem assentes na terra, mas damos um passo importante", frisou. Já questionado sobre se o grupo podia pedir melhor regresso à competição após os compromissos internacionais, Ricardo Costa assumiu que as saudades eram muitas.

"Nós queríamos muito ganhar. Sabíamos que vínhamos de um momento complicado, de muita carga física e de ausência de treinos, mas senti essa saudade dos atletas quando nos voltámos a ver, ]uma ligação] que vai muito para além do andebol. Somos um grupo saudável, que quer estar e lutar junto por um grande objectivo. Acho que eles foram buscar forças a essa essência, que é gostarmos tanto uns dos outros, lutarmos uns pelos outros, pelo Sporting CP, e acho que isso se notou hoje", rematou.