Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPA/Sportmedia

Tiago Pereira muito perto do pódio

Por Sporting CP
11 Jun, 2024

Quinto dia dos Campeonatos da Europa de atletismo

Tiago Pereira foi o grande destaque entre os atletas do Sporting Clube de Portugal que estiveram em acção nos Campeonatos da Europa - que estão a decorrer em Roma, Itália - esta terça-feira. Na final do triplo salto, o atleta verde e branco acabou na quarta posição, tendo ficado muito perto do pódio.

Depois de ter conseguido 17,08 metros no primeiro salto, Tiago Pereira, na sessão da noite, saltou logo para o terceiro posto, onde ficou até à sexta tentativa. Seguiram-se vários saltos nulos e outro fraco (14,65 metros) até que o francês Thomas Gogois, que tinha um recorde pessoal de 16,87 metros, saltou 17,38 metros (!) e passou para a frente do Leão.

Tiago Pereira ainda tentou responder, mas não foi além dos 16,20 metros e acabou no quarto lugar.

A manhã começou com Evelise Veiga a disputar a qualificação no salto em comprimento. O concurso acabou por ser infeliz para a Leoa, que não registou qualquer ensaio válido e acabou por ser eliminada sem qualquer marca.

Em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de atletismo (FPA), a atleta reagiu após a prova: "Há dias em que nada sai bem. Tentei tudo para acertar, mas não consegui e no último salto tinha de arriscar tudo, pois elas estavam a saltar muito".

Seguiu-se um dos pontos altos do dia. Na estafeta de 4x400 metros, Portugal - com os Sportinguistas Omar Elkhatib e João Coelho - ficou na quinta posição da segunda série com 3'01''91, novo recorde nacional que valeu a qualificação para a final (marcada para a noite desta quarta-feira). A equipa portuguesa só soube que se tinha qualificado para a final já na zona mista, uma vez que a Polónia acabou por ser desclassificada e abriu uma vaga.

"Já perseguíamos este resultado há algum tempo, estávamos empenhados em seguir para a final directamente. Fizemo-lo em termos de marca, mas a classificação, na melhor das séries, deixou-nos de fora", referiu João Coelho, ainda antes de saber que Portugal, afinal, se tinha qualificado.

Nos 4x400 metros femininos, e com um quarteto 100% Sportinguista (Carina Vanessa, Cátia Azevedo, Sofia Lavreshina e Vera Barbosa), Portugal foi quinto da sua série e ficou de fora da final, ainda que tenha conseguido um tempo bem próximo do recorde nacional (3'29''50, a 12 centésimos da marca que perdura desde 1992).

"[O recorde nacional] ainda não caiu hoje, mas com este espírito de grupo e determinação acreditamos que vai cair a qualquer momento", afirmou Cátia Azevedo.

De novo nas estafetas, mas nos 4x100 metros masculinos, Portugal (com os Leões Carlos Nascimento e Delvis Santos) caiu na primeira ronda, ficando na sexta posição da sua série com 39''26. Para Carlos Nascimento, também citado pela FPA, tratou-se de "um bom resultado com algumas boas transmissões", principalmente tendo em conta que o quarteto "pouco treinou ou correu junto". "Sentimos que temos capacidade para correr melhor e, no futuro, com mais prática, porque aqui os detalhes são muito importantes, podemos fazer bem melhor", adicionou o velocista.

Na mesma prova, mas feminina, caiu mais um recorde nacional: Lorène Bazolo, Lurdes Oliveira e Rosalina Santos integraram a estafeta de 4x100 metros que conseguiu a marca de 43''85, um novo máximo português. Apesar de não ter sido conseguida a qualificação para a final, uma vez que Portugal ficou na sétima posição da sua série, o sentimento era de dever cumprido.

"Assim vale a pena todo o esforço. Individualmente, todas nós corremos para o recorde, mas ainda não tinha surgido a oportunidade. Apesar de poucas vezes termos corrido juntas e treinado as passagens, tudo correu bem e mostrou que temos qualidade e podemos vir a alcançar as finais das competições no futuro", assegurou Lorène Bazolo.

RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP NO QUINTO DIA DOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO

FEMININO

Salto em comprimento - qualificação
Evelise Veiga - sem marca

4x400 metros - primeira ronda
Portugal (Carina Vanessa/Cátia Azevedo/Sofia Lavreshina/Vera Barbosa) - 13.º (3'29''50)

4x100 metros - primeira ronda
Portugal (Lorène Bazolo/Lurdes Oliveira/Rosalina Santos) - 13.º (43''85, recorde nacional)

MASCULINO

4x400 metros - primeira ronda
Portugal (João Coelho/Omar Elkhatib) - 6.º (3'01''91, recorde nacional e qualificado para a final)

4x100 metros - primeira ronda
Portugal (Carlos Nascimento/Delvis Santos) - 12.º (39''26)

Triplo salto - final
Tiago Pereira - 4.º (17,08 metros)