João Coelho e Omar Elkhatib na final de estafetas
20 Set, 2025
Auriol Dongmo e Jéssica Ichude também estiveram em competição neste 8.º dia do Campeonato do Mundo
O oitavo dia do Campeonato do Mundo de Atletismo, que decorre em Tóquio, trouxe emoções distintas para os atletas do Sporting Clube de Portugal. Se, no lançamento do peso, Auriol Dongmo e Jéssica Inchude não conseguiram o desejado acesso à final, na estafeta masculina de 4x400 metros houve motivos para celebrar, com dois Leões a ajudarem Portugal a escrever história.
Durante a manhã deste sábado, na qualificação do lançamento do peso, Auriol Dongmo foi 10.ª classificada no grupo A, com a marca de 17,53 metros, enquanto Jessica Inchude terminou na 9.ª posição do grupo B, com 17,69 metros.
À saída, as duas Leoas não esconderam a frustração. "Foi o possível, com as limitações das últimas semanas. Tentei tudo no primeiro ensaio, mas não saiu bem. No segundo ensaio, senti de novo uma dor na mão, uma lesão que me tem apoquentado. Trabalhámos muito para estar bem e quando temos um problema, já nada corre bem", lamentou Jessica Inchude, em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Também Auriol Dongmo assumiu sair "desanimada" de Tóquio. "Não estava a cem por cento e isso mexe comigo. Ainda assim tentei dar o máximo no início, mas nunca me senti em condições de competir, senti sempre o corpo mole. Saio desanimada porque esta é a primeira final que não consigo alcançar em toda a minha carreira desportiva", disse, garantindo que vai "analisar este resultado e ponderar o futuro".
O maior destaque da jornada é, no entanto, a inédita qualificação portuguesa para a final de estafetas masculinos de 4x400 metros. João Coelho, Omar Elkhatib (dois atletas do Sporting CP), Pedro Afonso e Ericsson Tavares completaram a distância em 2'59''70 minutos, estabelecendo um novo recorde nacional e tornando-se os primeiros portugueses a correr abaixo dos três minutos.
A equipa lusa foi inicialmente 7.ª classificada na segunda meia-final, mas beneficiou da desqualificação de Brasil e Austrália por irregularidades na passagem do testemunho. Esse facto permitiu aos portugueseses subir duas posições e, com o tempo obtido, alcançar a última vaga de acesso.
A final dos 4x400 metros masculinos está marcada para este domingo, às 12h20 (hora de Lisboa).
RESULTADOS DOS ATLETAS DO SPORTING CP EM ACÇÃO NO DIA 8 DOS MUNDIAIS DE ATLETISMO
Lançamento do peso
9.ª Jéssica Ichude - 17,69m
10.ª Auriol Dongmo - 17,53m
4x400 metros masculinos (meias-finais)
5.º João Coelho e Omar Elkhatib - 2'59''70