Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões fecham grupo B com pleno de vitórias

Por Sporting CP
30 Mar, 2024

Triunfo claro frente ao SC Lusitânia na Taça Hugo dos Santos (87-113)

Já com o seu destino na mão, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal saiu vencedora da ilha Terceira, este sábado, ao ter batido o SC Lusitânia por 87-113 no jogo da quinta e última jornada do grupo B da Taça Hugo dos Santos.

Os Leões de Pedro Nuno Monteiro já tinham garantido o primeiro lugar e, consequentemente, o apuramento directo para as meias-finais, mas aproveitaram o jogo nos Açores para voltar a mostrar uma boa versão em campo e voltar ao caminho das vitórias, desta feita às custas de um conjunto de Angra do Heroísmo a atravessar um momento delicado – 12.ª derrota consecutiva.

Na próxima fase, o basquetebol verde e branco aguarda o vencedor da eliminatória que irá opor o segundo classificado do grupo A ao terceiro do grupo B.

Em Angra do Heroísmo, foi com tudo que o Sporting CP entrou na partida. Mike Moore abriu as hostilidades logo com um triplo e, com muita velocidade costa-a-costa e eficácia, a vantagem verde e branca multiplicou-se para 2-14 quando ainda não se tinham completado os primeiros dois minutos - Moore e Marcus LoVett Jr começaram, desde logo, a brilhar.

No entanto, a seguir, dois triplos seguidos do SC Lusitânia reduziram a desvantagem - que chegou a ser de 14 pontos - para oito de diferença (10-18), inaugurando uma fase de parada e resposta que agitou este primeiro período. Litos Cardoso, do Sporting CP, até respondeu com um triplo para o 12-25, mas a equipa da casa - agora mais efectiva – respondeu em força e sem contraponto Leonino até aos 21-25. No fim destes primeiros e atribulados dez minutos, o marcador fixou um produtivo 26-31.

Já no início do segundo período, a fortaleza defensiva dos Leões emergiu e permitiu outra soltura no ataque para liderar, de novo, por uma margem para lá dos dois dígitos (28-39), mas essa voltou a não ser uma regra duradoura, graças a mais uma réplica certeira do SC Lusitânia a meio do quarto (40-43) – Timetric Hodges revelou-se uma dor de cabeça na primeira parte (19 pontos).

No entanto, a três minutos do intervalo, apareceu o antagonista LoVett Jr – 16 pontos e sete assistências ao intervalo - para, com três triplos consecutivos, ressuscitar o ataque da equipa verde e branca, seguindo-se um cesto e falta – convertida – de Marko Loncovic que fez ‘disparar’ a vantagem no resultado, mais uma vez (41-55). Desta vez, o ímpeto dos Leões orientados por Pedro Nuno Monteiro seguiu imparável até ao soar da buzina e reflectiu-se no resultado (48-65) – com triplos decisivos de Diogo Ventura e Moore (dois).

E tal como fechou a primeira parte, Mike Moore - totalizou 21 pontos - começou a segunda: a atirar com sucesso desde a linha de três pontos (acertou cinco de seis em todo o jogo), contribuindo para o ‘fosso’ determinante de mais de 20 pontos que se abriu a partir daqui entre os dois emblemas (50-74). Para dar ainda mais cor ao bom momento verde e branco, Temidayo Yussuf solicitou Eddie Ekiyor, no ar, para o afundanço e assim foi.

Em campo, o Sporting CP passou a ditar o ritmo do jogo sem sobressaltos e Pedro Nuno Monteiro pôde gerir e rodar as várias peças, dando inclusivamente minutos ao jovem Salvador Gomes, que deixou a sua marca. No fim do terceiro período, o 65-93 não deixava margem para dúvidas quando ao domínio dos Leões.

Já com a história da partida escrita, cuja vitória não iria fugir à turma de Alvalade, Ekiyor foi o responsável – novamente nas alturas – por assinar o 100.º ponto Leonino nos Açores (71-100). O jovem Denilson Tavares também entrou e o jogo, que decorreria a um ritmo mais baixo, terminou com 87-113 como resultado final.

Encerrada fase de grupos da Taça Hugo dos Santos com pleno de vitórias, a atenção do Sporting CP vira-se para a exigente recta final da fase regular da Liga, onde tudo se vai decidir no que toca ao topo da classificação. No próximo fim-de-semana, os Leões de Pedro Nuno Monteiro têm encontro marcado com o SL Benfica, na Luz.

Sporting CP: Temidayo Yussuf (18), Mike Moore (21), Eddie Ekiyor (16), Litos Cardoso (9), Marko Loncovic (11), Diogo Ventura [C] (16), Marvin Clark Jr (4), Salvador Gomes (2), Diogo Araújo, Marcus LoVett Jr (16), Denilson Tavares.