Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Tudo em aberto para o jogo decisivo no João Rocha

Por Sporting CP
24 Set, 2024

Sporting CP empatou em casa do Spirou Charleroi (69-69)

A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal empatou, nesta terça-feira, em casa do Spirou Charleroi, 69-69, na primeira mão da ronda de qualificação para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, naquele que foi o primeiro encontro oficial dos Leões em 2024/2025.

Os comandados de Luís Magalhães estiveram por cima em quase todo o jogo, tanto em termos exibicionais como no marcador, mas uma falta no último lance fez com que a partida terminasse empatada. Um inédito empate, agora permitido pelos regulamentos, que faz com que a eliminatória esteja totalmente em aberto no jogo decisivo que se vai jogar já nesta sexta-feira (19h30) no Pavilhão João Rocha.

Na Bélgica, o Sporting CP sabia ao que ia e foi Nick Ward quem abriu a contagem do jogo, fazendo os primeiros dois pontos Leoninos, mas o Spirou Charleroi respondeu logo a seguir com um triplo, mostrando que não se intimidaria com a qualidade verde e branca. Ainda assim, os Leões fizeram logo a seguir um parcial de 0-4 e a cada ponto da formação belga a reacção Leonina foi sendo a mesma. 

Por isso, a pouco mais de três minutos do final do primeiro quarto, a vantagem Leonina já era de 12 pontos (9-21). No entanto, na recta final, a jogar em casa e a valer-se dos lançamentos exteriores, o Spirou Charleroi conseguiu encurtar para apenas quatro pontos (18-22).

A equipa verde e branca entrou assim no segundo quarto com uma vantagem menor do que aquela que queria, mas um triplo de Arnette Hallmann voltou a aumentar a distância e, apesar de depois disso falhar vários ‘tiros’ de três, o marcador foi sempre dando conta da superioridade Leonina, com o intervalo a chegar com 33-40 (15-18).

Os Leões de novo com uma vantagem mais confortável, mas o início da segunda metade do encontro fez-se com algum desacerto ofensivo e várias falhas defensivas, que permitiram aos belgas fazerem um parcial de 6-0 graças a dois triplos e dar conta de que o resultado poderia ser incerto até ao final.

39-40 nos primeiros dois minutos do terceiro quarto, com o Spirou Charleroi a falhar a seguir um lançamento exterior que lhe valeria passar para a frente e o Sporting CP a perceber que tinha de reagir para não ser surpreendido e voltar a sentir o sabor da desvantagem.

Ainda assim, e apesar da reacção efectuada (39-45) por Jeremiah Bailey, com um lançamento de dois pontos, e de Reggie Johnson Jr, com um triplo, a meio do quarto registava-se o empate no marcador 48-48. 

Ia acreditando a equipa da casa que podia dar a volta ao jogo, mas os Leões não se intimidaram, voltaram a passar para a frente com a conversão de um lançamento livre de Nick Ward e, após algumas mexidas, embalaram para uns minutos bem conseguidos que resultaram num parcial de 0-8 (48-56), com o quarto a fechar com 51-58 (18-18).

No entanto, no derradeiro quarto, a história, ainda que idêntica, acabou por ser diferente. O Spirou Charleroi foi recuperando no marcador e ameaçando passar para a frente, com a esperança Leonina a manter-se com um triplo de Reggie Johnson Jr, a pouco mais de três minutos do final (59-66), mas depois quase tudo mudou.

Depois de Luís Magalhães ter voltado a mexer na equipa e de, a dois minutos do final, ter pedido time out para dar novas indicações e manter a distância (62-67), a equipa da casa voltou a encurtar a desvantagem e a 35 segundos do final passou para a frente com um ’tiro’ de três (68-67), após Isaiah Armwood ter desperdiçado também um lançamento exterior

Apesar disso, Kenney Funderburk teve sangue-frio para marcar mais dois pontos logo a seguir, devolvendo a liderança no marcador ao Sporting CP, só que a última posse de bola alterou o desfecho. Os belgas até falharam debaixo do cesto a três segundos do final, mas o árbitro entendeu ter havido uma falta ainda dentro do tempo e o camisola 11 da equipa belga não desperdiçou o primeiro lançamento livre, empatando a partida.

Yordan Minchev teve depois a oportunidade para dar o triunfo à equipa da casa, mas não teve sucesso, acabando por ser um mal menor para o Sporting CP que, ainda assim, merecia ter saído da Bélgica com outro resultado.