Sporting CP na fase de grupos da FIBA Europe Cup
27 Set, 2024
Triunfo na 2.ª mão da qualificação frente ao Spirou Charleroi por 79-72
A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting CP apurou-se esta sexta-feira para a fase de grupos da FIBA Europe Cup, após trunfo no jogo da 2.ª mão da eliminatória, diante do Spirou Charleroi, por 79-72, no Pavilhão João Rocha - tinha havido empate a 69 pontos no jogo de terça-feira, na Bélgica.
O jogo começou com os primeiros pontos num afundanço de Jeremiah Bailey para o Sporting CP, com resposta da equipa belga e bandeja para empate a dois. Depois Kenneth Funderbuurk Jr fez dois pontos para o Sporting CP, mas um triplo deu a primeira vantagem ao Spirou Charleroi.
Já depois dos cinco primeiros minutos do quarto inicial, o equilíbrio era a tónica, com vantagem da equipa belga por 9-10.
A igualdade a 15 pontos com pouco mais de dois minutos para jogar no primeiro quarto confirmava essa tendência de equilíbrio e sem que os lançamentos entrassem com uma eficácia assinalável, o quarto terminou com vantagem do Sporting CP por 23-18, após muito boa ponta final dos comandados de Luís Magalhães, com uma boa entrada para o cesto nos minutos finais de Kenneth Funderburk Jr.
No segundo quarto, o Sporting CP não conseguiu marcar nos dois primeiros minutos, até Arnette Hallman encontrar o caminho para o cesto numa ‘bandeja’.
Sem encontrar a eficácia no tiro exterior, a equipa Leonina assentava a vantagem numa boa defesa e em penetrações para o cesto. Quando o Spirou Charleroi fez um triplo que deu a igualdade a 27 pontos, com cerca de cinco minutos para o intervalo, voltou o cenário de um jogo muito próximo no marcador, até Reggie Johnson (boa exibição do base Leonino) conseguir um excelente triplo para o 33-27, a anteceder um time-out pedido pelo treinador da equipa belga.
Os minutos seguintes foram de algum desacerto dos dois lados do campo, com vários turn-overs, ou seja, perdas de bola se lançamento de ambas as equipas, até aparecer a frieza de Reggie Johnson, uma das unidades de maior discernimento na equipa Leonina e acerto nos lançamentos de média distância.
Ao intervalo, o Sporting CP estava na frente por 37-33.
A equipa belga tentou nova reacção, contudo já a mais de metade do terceiro quarto, o Sporting CP conseguiu uma vantagem de 11 pontos (55-44), com Jeremiah Bailey e Reggie Johnson em evidência na concretização de pontos e uma defesa de excelente nível a limitar muito os ataques e lançamentos da equipa belga.
Mas dois triplos consecutivos da equipa visitante aproximaram-na do Sporting CP a um 58-53, com um minuto e 11 segundos para o final dos terceiros 10 minutos da partida.
Até à buzina de final dos terceiros 10 minutos só deu Sporting CP, sobretudo num triplo mesmo no último segundo de Kenneth Funderburk para o 64-54. Um lançamento perfeito e providencial do base Leonino, que teve bons momentos no jogo europeu desta sexta-feira.
No último quarto, uma entrada muito positiva da equipa de Luís Magalhães levou a um parcial logo de 4-0 e uma vantagem no marcador de 68-54, com 8’07 minutos para jogar.
A partilha de bola e exploração do jogo interior denotavam que o Sporting CP estava cada vez mais senhor do jogo, com Nick Ward a dominar próximo da tabela, para vantagens que, no entanto, baixaram dos dez pontos (74-66) com pouco mais de dois minutos e meio para jogar.
Em boa hora apareceu novamente a mão certeira de Reggie Johnson para um bom lançamento que aproximou em definitivo a equipa Leonina do triunfo europeu.
Com 1’35 para jogar, o Sporting CP pediu um time-out, pois o Spirou Charleroi estava a perder por 76-69, mas a boa defesa Leonina (excelente nos instantes finais a acção de Ludgy Debaut) garantiu o importante triunfo da formação de Luís Magalhães, com o resultado final de 79-72.
Sporting CP: Kenneth Funderburk Jr (18), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (3), Jeremiah Bailey (17), Diogo Ventura [C] (3), Uwais Razaque, André Cruz, Arnette Hallman (2), Isaiah Armwood (5), Nicholas Ward (15), Reggie Johnson (16), Sérgio Silva.