Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Ponta final em grande abrilhantou novo triunfo caseiro na Liga

Por Sporting CP
03 Nov, 2024

Exibição em crescendo superou CA Queluz (104-81)

Para regressar ao Pavilhão João Rocha e à Liga da melhor maneira, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o recém-promovido CA Queluz por 104-81, este domingo de manhã, no encontro da quarta jornada da fase regular da Liga.

Foi um duelo muito disputado no Pavilhão João Rocha, mas os Leões, que nunca estiveram em desvantagem no marcador, melhoraram a olhos vistos no terceiro e quarto períodos para encaminhar com autoridade e confirmar com espectáculo a segunda vitória seguida na prova - ambas em casa.

A nível individual, à regularidade de Kenney Funderburk (18 pontos) e ao poderio de Nick Ward (16) juntaram-se na segunda parte um Isaiah Armwood (18) em crescendo e um enérgico André Cruz (16). Destaque ainda para o duplo-duplo de Ludgy Debaut (11 pontos e dez ressaltos).

Para enfrentar uma formação de Queluz que já tinha deixado bons sinais no Troféu Stromp (90-77) e confirmou-os neste arranque da Liga com um triunfo sobre o CD Póvoa (76-71) e um desaire pela margem mínima com a AD Ovarense (86-87), Luís Magalhães apostou num cinco inicial Leonino composto por Kenney Funderburk, Ludgy Debaut, o capitão Diogo Ventura, André Cruz e Isaiah Armwood – o poste Nick Ward regressou às opções e voltou a jogar.

Com Armwood a mostrar-se eficiente por dentro e por fora, o Sporting CP assumiu o primeiro ascendente no encontro e forçou um desconto de tempo adversário logo aos quatro minutos quando um triplo de Debaut fez o 12-5. Depois, no entanto, o nível ofensivo verde e branco caiu, os visitantes aproveitaram para reequilibrar o resultado (17-16 e 19-19) e os primeiros dez minutos encerraram-se com Ward a anotar, de lance livre, o 20-19.

O reatamento do jogo no segundo período trouxe muita imprecisão de parte a parte, onde só o poderio de Ward, para o Sporting CP, e a pontaria nos triplos de Shaw Anderson, para o CA Queluz, resistiram (32-28). Nesta fase, os Leões chegariam a desperdiçar cinco lances livres consecutivos, enquanto a eficácia dos tiros exteriores visitantes voltou a deixar tudo empatado (38-38).

Já no último minuto, um veemente forcing liderado por um triplo de Ventura e a regularidade de Funderburk – 14 pontos, cinco ressaltos e duas assistências em toda a primeira parte – até relançou a liderança verde e branca com o 47-40, mas esse ímpeto sofreu um revés mesmo ao soar da buzina com mais um triplo do CA Queluz (47-43).

Já no regresso dos balneários, o Sporting CP começou por responder da melhor forma num terceiro período que até abriu com mais um triplo convertido pelos visitantes. Para se manter na frente, a equipa Leonina foi-se escudando na sua agressividade defensiva - e contou com muito domínio ofensivo na zona pintada (61-51).

De seguida, a energia vinda do banco por parte de André Cruz ajudou a manter o ritmo verde e branco, que não decaiu até ao fim do terceiro período graças a uma resposta à altura de todos os jogadores em campo. Assim, os Leões de Luís Magalhães levaram uma vantagem de 13 pontos para os derradeiros dez minutos, onde o espectáculo melhorou e o CA Queluz sentiu o golpe.

Depois de um triplo de Armwood, Funderburk serviu um alley-oop que um ‘voo’ André Cruz confirmou e Debaut, através de muita luta sob a tabela, dilatou a diferença no marcador para o 82-63 – já inalcançável. Alavancado pelo resultado, o Sporting CP ‘transbordou’ confiança até final, contando com um Armwood em crescendo no ataque, dois triplos do recém-entrado Sérgio Silva e ainda um exclamativo afundanço de André Cruz (100-76).

E para fechar a partida com chave de ouro, já com a vitória garantida, Ludgy Debaut impôs-se consecutivamente nas duas tabelas, com um afundanço e um bloqueio, e André Cruz assinou o 104-81 final a ‘voar’ de costas para o cesto.

Somados cinco pontos em três jogos da Liga, os Leões de Luís Magalhães têm agendada uma sempre exigente deslocação ao recinto da AD Ovarense na próxima jornada.

Sporting CP: Kenney Funderburk (18), Bruno Araújo, Ludgy Debaut (11), Jeremiah Bailey (6), Diogo Ventura [C] (5), Uwais Razaque (2), André Cruz (16), Arnette Hallman, Isaiah Armwood (18), Nick Ward (16), Reggie Johnson (6), Sérgio Silva (6)