Leões garantem final four da Taça de Portugal
09 Fev, 2025
Vitória sobre a AD Galomar por 89-69
A equipa principal masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo de manhã, a AD Galomar por 89-69 em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, qualificando-se assim para a final four da prova que se jogará no final de Março.
Jogo renhido no Pavilhão João Rocha. Sobretudo nos primeiros três períodos, embora os Leões tenham estado quase sempre na frente e tenham conseguido somar uma vantagem confortável (12 pontos) logo no primeiro período.
Ainda assim, a AD Galomar foi sempre atrás do resultado e tentando aproximar-se da formação Leonina no marcador. Essa vantagem desceu para sete no segundo quarto e para apenas três no terceiro, mas, na verdade, os Leões nunca sentiram que o jogo lhes escaparia e acabou por não escapar, com um derradeiro quarto de grande qualidade.
Os comandados de Luís Magalhães fizeram um jogo bem conseguido e estiveram quase sempre bem na defesa e assertivos debaixo dos postes, conseguindo assim alcançar o objectivo de estar na fase final da Taça de Portugal com a intenção de voltar a ganhar a prova que venceram em 2021/2022 e 2022/2023.
A partida começou com um afundanço da AD Galomar, que se colocou assim na frente, mas, depois de 2-4 no marcador, os Leões fizeram 8-4 e a partir daí foram abrindo a distância que os foi mantendo na frente.
Sempre que a formação visitante se tentou aproximar, o Sporting CP respondeu à altura e a meio do primeiro período valeu um triplo de Sérgio Silva a colocar a vantagem em seis pontos.
Tim Guers, reforço apresentado esta semana, também se apresentou aos Sportinguistas com um triplo marcado na zona central nos últimos instantes e colocou o Sporting CP, pela primeira vez, com a vantagem de 10 pontos (23-13). Até ao soar da buzina, mais um ‘tiro’ de dois e a formação verde e branca a fechar em 25-13.
O novo base norte-americano voltou depois a abrir a contagem no segundo período, mas a AD Galomar continuou atrás do resultado e foi encurtando a desvantagem. Ainda assim, a diferença andou quase sempre pela mesma margem, mas, em cima do intervalo, quando esteve mais próxima (sete), surgiu o capitão Diogo Ventura para num lançamento exterior fazer 48-38.
No terceiro período, a AD Galomar continuou empenhada em não dar o jogo por entregue e, ao aproveitar também alguns erros Leoninos, chegou a impor ao Sporting CP uma diferença de apenas três pontos (53-50). Ainda assim, durou pouco porque a resposta verde e branca foi imediata.
Tim Guers fez mais dois pontos e ainda ganhou um lançamento livre, que não desperdiçou (56-50). A seguir, foi Nick Ward a fazer mais dois pontos e Isaiah Armwood a converter dois lançamentos livres, com a vantagem Leonina a voltar a ser de dez (60-50).
Até ao final do período manteve-se a toada, com pontos para um lado e para outro e a formação visitante ainda conseguiu reduzir a diferença a segundos da buzina voltar a tocar com um lançamento exterior, sentenciando em 66-60.
Apesar disso, logo no início do derradeiro quarto, o Sporting CP voltou a aumentar a distância e a meio já vencia por 20 pontos de diferença, não dando quaisquer hipóteses à AD Galomar de relançar o encontro e acabou mesmo por fechar com essa mesma diferença (89-69).
Jeremiah Bailey destacou-se com 24 pontos, seguido de Nick Ward que apontou 20.
O Sporting CP volta a jogar no próximo sábado, em casa do CA Queluz, em jogo a contar para a 15.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.