Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Festival de triplos lançou triunfo esmagador no Barreiro

Por Sporting CP
09 Nov, 2025

Sporting CP dominou e superou Galitos FC por 86-127

No Barreiro, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP visitou e derrotou o FC Galitos de forma clara por 86-127, este domingo à tarde, em encontro relativo à quinta jornada da fase regular da Liga.

Os Leões de Luís Magalhães atravessaram o rio Tejo para somar a terceira jornada seguida a vencer e fixar-se no segundo lugar (nove pontos), em igualdade com a AD Ovarense. Um triunfo consistente, indiscutível e que se começou a desenhar bem cedo diante do último classificado – ainda só com derrotas. Brilharam, sobretudo, Claude Robinson (19 pontos e sete assistências) e Brandon Johns, com um duplo-duplo (17 pontos e 11 ressaltos).

O embate no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho até começou animado de parte a parte (10-10), mas a total superioridade verde e branca no jogo interior – Brandon Johns personificou essa faceta - e um arranque demolidor de Claude Robinson, com 12 pontos logo a abrir, estabeleceram as primeiras diferenças no marcador (10-17).

Depois, o jogo acelerou costa-a-costa e o Sporting CP, muito certeiro nos triplos (oito em 13), castigou severamente o Galitos FC, rubricando um primeiro período de altíssimo nível ofensivo. Saídos do banco com ‘mão quente’, só Malik Morgan e Diogo Ventura assinaram três cada um – praticamente seguidos – e catapultaram rapidamente os Leões para uma vantagem precoce mas já esmagadora de 21 pontos (21-42). Estavam decorridos, apenas, os primeiros dez minutos, mas ficou logo bem lançado o triunfo verde e branco.

O segundo período já não foi tão bem jogado, mas os comandados de Luís Magalhães continuar a mandar no jogo das tabelas (10-29 em ressaltos ao intervalo) e nunca permitiram que a equipa da casa encurtasse as diferenças no resultado (32-54). Maleeck Harden-Hayes, por seu turno, entrou para renovar a energia em campo e assim foi, contribuindo com seis pontos e cinco ressaltos para o inequívoco 40-67 que se verificou ao intervalo.

E o Sporting CP, mesmo assim, não tirou o pé do acelerador no terceiro período, onde continuou a aumentar a vantagem – embora com menos eficácia. Brandon Johns continuou a impor-se, Morgan atirou com sucesso para mais um triplo e Claude Robinson, de volta à partida, fixou desde a linha de lance livre a diferença nos 30 pontos entre as duas equipas (54-84). O resultado levado para os derradeiros dez minutos foi de 60-88.

E o espectáculo ofensivo que os Leões apresentaram no arranque do jogo voltou a aparecer no fim, desta feita com Stephan Swenson a ser o protagonista com três triplos seguidos, juntando-se ainda um de Robinson para ultrapassar logo a barreira dos 100 pontos (66-102). Nesta fase, Brayden Carter, do Galitos FC, também respondeu com muito acerto da linha de três pontos, mas já nada impediria que a vitória – cada vez mais volumosa - regressasse com o Sporting CP para Lisboa. 127 pontos marcados foi, além disso, o melhor registo ofensivo conseguido até ao momento na época.

Cumprida a missão no Barreiro com distinção, os Leões de Luís Magalhães voltam a entrar em acção, já esta quarta-feira (19h30), com a recepção aos alemães do SC Rasta Vechta para a fase de grupos da FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Brandon Johns (17), Uwais Razaque (2), Malik Bowman (12), Maleeck Harden-Hayes (10), Miguel Correia (5), Rui Palhares (13), Francisco Amarante (4), Claude Robinson (19), Diogo Ventura [C] (13), João Fernandes, Malik Morgan (16), Stephan Swenson (16)