Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Passagem aos ‘quartos’ da Taça carimbada no Algarve

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Sporting CP voltou às vitórias diante do Imortal BC (82-89)

A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP deslocou-se a Albufeira e derrotou o Imortal BC por 82-89, este domingo à noite, na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Foi o primeiro passo em frente na prova por parte dos Leões, que com uma exibição segura no Algarve asseguraram um lugar nos ‘quartos’, onde terão pela frente uma visita à AD Ovarense.

E cedo os comandados de Luís Magalhães - com mudanças constantes nas suas peças - mostraram ao que vinham no Sul do país, arrancando na frente por 2-9, graças a um fantástico triplo de Malik Morgan - um dos destaques do lado verde e branco - e à capacidade interior de Brandon Johns. O Imortal BC, ainda assim, soube reerguer-se (11-14 e 15-18) para reequilibrar rapidamente um animado primeiro parcial, que terminou com o marcador em 17-21.

Uma margem que ficou mais ‘apertada’ no início do período seguinte (21-23 e 24-25) até que o emblema de Albufeira consumou mesmo a reviravolta ao levar a melhor numa batalha de triplos consecutivos, graças ao acerto de Kyle Cardaci (33-30).

No entanto, o Sporting CP acelerou de imediato, subiu o nível defensivo e teve Francisco Amarante e Malik Bowman ao comando da reacção que retomou a liderança a partir do 33-36. Outra vez no controlo, os Leões foram a vencer para o intervalo por 35-42 e nunca mais permitiram veleidades de por maior aos algarvios.

Já a entrada na segunda parte foi de Leão para continuar a aumentar a vantagem, que chegou a fixar-se nos dez pontos (37-47). De novo, um insistente Imortal BC foi à procura de oferecer mais réplicas, mas os triplos de Stephan Swenson (46-54) e de um intratável Morgan (55-62) - acabou com 21 pontos anotados - revelaram-se o melhor remédio Leonino para as travar a tempo e manter uma distância segura no resultado.

E foi com uma margem de dez pontos (58-68) que o Sporting CP entrou no quarto e último período, onde deu logo a abrir mais passos seguros rumo à vitória. Defensivamente, os Leões ‘secaram’ o conjunto algarvio e capitalizaram também no ataque, ‘disparando’ para uma vantajosa diferença de 17 pontos (60-77).

Contudo, para garantir a estreia a vencer na Taça de Portugal os Leões ainda tiveram de lidar com um meritório esforço final de um ressuscitado Imortal BC, que a toda a velocidade reduziu distâncias para 77-83 à falta de dois minutos para o fim. Foi então que, já muito perto do fim, Francisco Amarante – a fechar uma excelente exibição individual (20 pontos, sete ressaltos e seis assistências) - converteu um triplo e dissipou qualquer dúvida que pudesse subsistir.

Após duas deslocações seguidas com desfechos desfavoráveis (Aveiro e Bilbau), a desejada resposta verde e branca deu-se no Algarve. Agora, o regresso ao Pavilhão João Rocha está marcado para esta quarta-feira frente aos gregos do PAOK, em duelo a contar para a FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Brandon Johns (6), Uwais Razaque, Malik Bowman (6), Maleeck Harden-Hayes (5), Miguel Correia (2), Rui Palhares (4), Francisco Amarante (20), Claude Robinson (3), Diogo Ventura [C] (7), João Fernandes (7), Malik Morgan (21), Stephan Swenson (8)