Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões lutaram até ao fim

Por Sporting CP
17 Dez, 2025

Desaire europeu com o forte PAOK

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, por 62-70 na recepção ao PAOK para a segunda jornada da segunda ronda da FIBA Europe Cup.

Contra o actual terceiro classificado do poderoso campeonato da Grécia, que contou com vários adeptos no Pavilhão João Rocha, Luís Magalhães apostou em Stephan Swenson, Malik Morgan, Francisco Amarante, Robby Robinson e Brandon Johns Jr. para começar o encontro.

Abriu o marcador Malik Morgan, seguindo-se um lançamento certeiros do lutador Brandon Johns Jr. e, pouco depois, um triplo do base para o 7-4. O bom início verde e branco continuou e, Malik Morgan acertou mais dois triplos, deixando o marcador nos 19-10.

O PAOK, favorito, ainda reduziu no primeiro quarto, que terminou com 21-15 a favor do Sporting CP, que estava a defender muito bem. Malik Morgan já somava 11 pontos.

Naturalmente, a reacção dos visitantes não se ficou por ali, tendo conseguido encostar nos 22-20. O emblema de Alvalade, contudo, voltou a acelerar, desta feita com mais dois lançamentos de três pontos, mas de Stephan Swenson. Logo a seguir, Brandon Johns Jr. fez o 31-22.

Os nove pontos de vantagem não duraram muito tempo, uma vez que o PAOK voltou a 'acordar' e conseguiu o... empate a 31. Até ao intervalo, Stephan Swenson acertou mais um triplo e Brandon Johns Jr. continuou a dar nas vistas o que permitiu ao Sporting CP ter uma vantagem, ainda que curta, com 20 minutos decorridos (36-35).

Ainda assim, o PAOK voltou do intervalo decidido a mudar o rumo dos acontecimentos e foi o que aconteceu. Graças a Brandon Johns Jr. (jogada de 2+1 e, mais tarde, um grande afundanço), Stephan Swenson (dois pontos após um excelente roubo de bola), Francisco Amarante ou Robby Robinson (dois pontos cada um), o Sporting CP ainda se aguentou até ao favorável 47-46.

Até ao final do quarto, contudo, foi o PAOK a estar por cima, voltando a passar para a frente e criando um fosso de nove pontos (49-58).

O início do período final serviu de continuação para o bom momento do PAOK, que alargou a diferença para 49-64. Cabia ao Sporting CP reagir, o que se verificou. Maleeck Harden-Hayes acertou da linha de lance livre, primeiro, e dos três pontos.

Seguiram-se mais dois lances livres de Stephan Swenson e um triplo de Diogo Ventura que levantou o Pavilhão João Rocha para o 59-64, relançando o desafio.

No entanto, e mesmo defendendo bem, o Sporting CP não conseguiu ter a mesma eficácia na parte ofensiva nos minutos finais e acabou mesmo por sair derrotado por 62-70. Positiva foi a imagem deixada e a luta realizada até ao último lance do desafio.

Brandon Johns Jr. (14 pontos e sete ressaltos), Stephan Swenson (13 pontos) e Malik Morgan (12) foram os Sportinguistas em maior evidência.

O conjunto verde e branco vai, agora, regressar à Liga para defrontar o SC Vasco da Gama às 15h00 deste sábado no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Brandon Johns Jr. (14), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (5), Miguel Correia, Rui Palhares (4), Francisco Amarante (4), Robby Robinson (4), Diogo Ventura [C] (6), João Fernandes, Malik Morgan (12) e Stephan Swenson (13).