Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Terceira vitória consecutiva para abrir 2026

Por Sporting CP
03 Jan, 2026

Sporting CP controla e vence em casa do CA Queluz (70-91)

Para entrar da melhor forma em 2026, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP visitou e bateu o CA Queluz por 70-91, este sábado à tarde, no jogo da décima jornada da fase regular da Liga.

Depois de dois primeiros períodos em que a eficácia nos triplos da equipa da casa serviu para manter o jogo equilibrado, os Leões passaram do controlo para a superioridade e, de forma incontestável, arrebataram em Queluz a terceira vitória consecutiva - as últimas duas fora de casa.

Com este desfecho, os comandados de Luís Magalhães atingem os 18 pontos, em igualdade com o SL Benfica no topo da tabela, embora as águias tenham um jogo a menos.

No Pavilhão Henrique Miranda, casa de um CA Queluz no sétimo lugar e que já vinha de duas derrotas - curtas - perante adversários colocados acima na tabela (UD Oliveirense e AD Ovarense), o Sporting CP começou por marcar uma posição, impondo o seu ritmo no jogo e, contando com um Maleeck Harden-Hayes em destaque - acabou com duplo-duplo - e os triplos de Francisco Amarante, a vantagem chegou aos 7-20 e 10-24.

Só que, de repente, a equipa da casa ‘desatou’ acertar triplos de forma consecutiva, capítulo em que emergiu Jelani Simmons, e reagiu em força para encurtar distâncias com sucesso até ao fim de uns agitados primeiros dez minutos (23-26 e 25-28).

Desta mesma forma, o CA Queluz ainda chegou à igualdade na abertura do segundo período (28-28), porém esse ímpeto esbateu-se de imediato quando os comandados de Luís Magalhães aumentaram os índices defensivos e começaram a dominar por completo nos ressaltos. Triplos de Malik Morgan e Claude Robinson, bem como a regularidade de Maleeck Harden-Hayes, voltaram a cimentar o Sporting CP na frente com margens nos dois dígitos (31-43).

Antes do intervalo, no entanto, o ritmo elevado de correria ‘costa a costa’, luta incessante pela bola e triplos voltou à partida para recolocar o emblema do município de Sintra na discussão (44-49), embora Diogo Ventura tenha assinado os últimos pontos para fixar o 44-51.

Já no regresso dos balneários, depois de meio minuto disputado, um problema técnico retardou o reatamento da acção e fez mesmo com que o resto da partida se disputasse sem a possibilidade de recurso às imagens por parte da equipa de arbitragem.

De seguida, deu-se um forte ‘esticão’ na partida (49-67), sempre protagonizado pelos Leões, desta feita confirmado com lançamentos certeiros de três de Ventura e Claude Robinson – acabou com um duplo-duplo - e, ainda, um ‘afundanço’ exclamativo de Brandon Johns - também saiu de Queluz com duplo-duplo. E, desta vez, a eficácia local diminuiu também e o Sporting CP conseguiu assegurar uma vantagem mais proveitosa - de 12 pontos - e que foi ‘chave’ rumo aos últimos dez minutos (57-69) para garantir o triunfo.

E foi com mestria e autoridade que no último período os Leões – totalmente no controlo - não só fizeram valer essa diferença como, ainda, a multiplicaram até ao fim. Brilhou o capitão Ventura a fechar, sendo o responsável por catapultar o marcador para a margem pontual de 20 pontos, inicialmente em 66-86 e, por fim, 70-91.

Na próxima jornada dá-se o regresso dos Leões ao Pavilhão João Rocha para receber o Imortal BC e fechar a primeira volta da fase regular da Liga.

Sporting CP: Brandon Johns (20), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (15), Miguel Correia, Rui Palhares (4), Francisco Amarante (13), Claude Robinson (11), Diogo Ventura [C] (16), João Fernandes (2), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (6), Stephan Swenson (4)