Leoas derrotadas no dérbi da Taça de Portugal
01 Fev, 2026
Desaire do Sporting CP por 81-50 frente ao SL Benfica
A equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi eliminada da Taça de Portugal, ao perder este domingo frente ao SL Benfica por 81-50 no Pavilhão da Luz.
As Leoas orientadas por João Pedro Vieira tiveram dificuldades para contrariar o acerto nos triplos da formação encarnada, que acabou com 13 lançamentos concretizados de longa distância.
Os dois primeiros quartos começaram a ditar o desfecho da eliminatória, com a equipa da casa a vencer o primeiro quarto por 25-14 e a quase dobrar a marcação Leonina a meio do segundo quarto, com o resultado em 31-16 e baixa eficácia de sucesso nos lançamentos do lado verde e branco.
Os triplos do SL Benfica foram marcando a diferença, com a formação da casa a acertar dois quase de seguida perto do final do segundo quarto e ao intervalo o Sporting CP perdia por 48-26, pese embora uma boa fase de Emma Huff, que marcou sete pontos por essa altura.
Contudo, a percentagem de lançamentos concretizados do Sporting CP era menos de metade do SL Benfica – 23,08 por cento do lado das Leoas, contra 50 por cento do SL Benfica. A diferença no marcador por esta altura já fazia antever que a tarefa do Sporting CP iria ser muito difícil e o segundo tempo confirmou-o.
A equipa Leonina esteve combativa, mas teve depois mais uma contrariedade, com a lesão da jogadora poste Emília Ferreira. 65-36 era o resultado no final dos terceiros dez minutos, com o Sporting CP a baixar a percentagem de lançamentos concretizados para 20 por cento e o SL Benfica a aumentá-la para 60 por cento.
O último quarto foi equilibrado (16-14), mas o Sporting CP perdeu o jogo por 81-50 frente ao SL Benfica. Luana Serranho foi a melhor marcadora da formação Leonina, com 13 pontos.