Nuno Dias: "Só ao alcance dos melhores"
29 Nov, 2024
Técnico salientou as presenças constantes dos Leões na final four
Garantida a presença na final four da UEFA Futsal Champions League, graças ao empate (4-4) com o SC Braga, Nuno Dias, treinador dos Leões do futsal, falou em conferência de imprensa e destacou os “objectivos alcançados” apesar das dificuldades no caminho.
“A organização da Ronda de Elite foi a nossa grande arma: em nossa casa, com os nossos adeptos e sem ter de viajar. Desportivamente o sorteio não foi bom, porque este era claramente o único grupo que tinha três candidatos. Fomos a melhor equipa que se apresentou nesta Ronda de Elite, pena não termos o pleno de vitórias”, começou por dizer na sala de imprensa do Pavilhão João Rocha.
“Queríamos vencer e ter feito uma exibição um pouco melhor, porque esta competição, os adeptos e o pavilhão como estava mereciam”, disse ainda sobre o jogo com o SC Braga.
Depois, o treinador dos Tetracampeões Nacionais enalteceu a capacidade de reinvenção da sua equipa, mantendo o histórico de sucesso. “Desde que o Sporting CP foi campeão europeu em 2019, apenas três jogadores se mantêm no plantel: João Matos, Merlim e Gonçalo Portugal. Vai havendo mudanças, mas o espírito de luta, competitivo e o ADN Sporting vão-se mantendo. O sucesso continua e, mais uma vez, vamos continuar a marcar presença na maior competição de clubes do mundo”, sublinhou Nuno Dias, que realçou que é um feito “só ao alcance dos melhores” e destacou, por isso, o “carácter fantástico” da sua equipa
Além dos exemplos de “sacrifício” de Zicky, Tomás Paçó e Pauleta, que contribuíram nesta Ronda de Elite depois de poucos minutos terem somado desde o início da época, o técnico lembrou “todos os que aguentaram este barco, que tem sido difícil de levar, com tantos jogos e ausências”.
Já sobre a final four, embora tenha apontado que espera os espanhóis do FS Cartagena e do AE Illes Balears Palma Futsal a acompanharem os já confirmados Sporting CP e AFC Kairat na decisão, Nuno Dias realçou a importância de “festejar” o objectivo alcançado.
“Precisamos de festejar. São nove presenças [na final four] desde que estamos [esta equipa técnica] aqui e é a quinta consecutiva. Não houve nenhuma equipa a fazer isto, e se nunca ninguém fez é de facto extraordinário”, concluiu, visivelmente satisfeito.
Ao seu lado, Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo, tomou a palavra, por fim, para deixar “quatro agradecimentos”.
O primeiro, aos adeptos. “Foi muito importante tê-los connosco nestes três jogos para passarem esta energia sempre que a equipa precisou dela”, começou por referir, antes de destacar a organização “de excelência” realizada neste grupo C da Ronda de Elite.
Sbíamos que teríamos um jogo de EHF Champions League, de andebol, a meio desta semana e muitas pessoas, incluindo eu, acharam que era impossível organizar ambas, mas o staff do Sporting CP disse presente e fez uma organização de excelência. Tivemos duas ou três pessoas que dormiram cá para que isto fosse possível. Todos os funcionários do Clube estão de parabéns”, elogiou o dirigente verde e branco.
Já sobre a equipa de futsal, Rodrigo Pais de Almeida considerou que os jogadores foram “verdadeiros Leões” e lembrou o atípico e difícil arranque de época vivido pelo plantel.
“A nossa equipa passou, talvez, os três meses mais difíceis de que tenho memória. Não me lembro de uma equipa do Sporting CP fazer uma pré-época apenas com seis jogadores de campo e a treinar, nos últimos três meses, uma equipa que foi dizimada por lesões pelo Mundial", apontou.
Face às dificuldades, destacou o “carácter enorme dos jogadores”. “A dimensão disto é muito maior se considerarmos o que foram estes três meses”, realçou o membro do Conselho Directivo, que, a fechar, lembrou ainda o papel da formação do Sporting CP nesta fase.
"Aqui a formação conta, não faz de conta. E se não fossem os juniores a emprestarem jogadores para os seniores poderem treinar, os juvenis a emprestarem aos juniores e assim sucessivamente, não teríamos conseguido passar esta fase", sublinhou, acrescentando: “Esta família que é o futsal do Sporting CP mostrou daquilo que é feita”.