Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP nas meias-finais da Liga

Por Sporting CP
26 maio, 2025

Triunfo dos Tetracampeões Nacionais frente ao SC Ferreira do Zêzere por 3-1 no jogo três dos quartos-de-final.

A equipa de futsal do Sporting CP apurou-se esta segunda-feira para as meias-finais da Liga, ao vencer o SC Ferreira do Zêzere por 3-1 no jogo três dos quartos-de-final e que ditava a equipa apurada para as últimas quatro resistentes na prova.

Um triunfo com toda a justiça dos Tetracampeões Nacionais, quase sempre com mais iniciativa do jogo e a obrigarem a valorosa equipa visitante a ter de se remeter mais a trabalhos defensivos, nos quais mostrou enorme entreajuda para uma partida emocionante, na qual o Sporting CP teve de ‘puxar dos galões’ para seguir em frente na prova.    

O jogo foi marcado por ascendente Leonino em quae todo o tempo, com várias oportunidades.

Com 12’34 para jogar, Rocha quase desvsiou para o fundo da baliza e na resposta, Djaelson Filho encostou junto à baliza após lance na esquerda e deu vantagem à equipa do SC Ferreira do Zêzere, injusta para o muito maior caudal ofensivo da equipa verde e branca. 

 O Sporting CP tentou responder de imediato, mas na baliza da equipa visitante mostrava-se a muito bom nível Pedro Martinho, com defesas atentas, mas sem possibilidades para um rasgo de génio de Zicky, que com 8’58 para o intervalo empatou, num esplêndido toque de calcanhar, depois de se enquadrar com a baliza após o guarda-redes Bernardo Paçó iniciar a jogada de ataque.

Os ataques do Sporting CP eram constantes, mas havia sempre uma perna, ou um braço do guarda-redes do SC Ferreira do Zêzere a evitarem que a produção atacante do conjunto de Nuno Dias acabasse em mais golos.  

Intervalo e igualdade no marcador, num jogo em que o Sporting CP teve muito mais iniciativa de jogo, mas a entreajuda defensiva da equipa do SC Ferreira do Zêzere somada à menor eficácia de finalização dos Tetracampeões Nacionais, conjugaram-se para o 1-1 no final dos primeiros 20 minutos.

No segundo tempo continuou o ascendente Leonino, mas os remates de Zicky, Merlim, Taynan e Diogo Santos tardavam em dar os resultados mais desejados em forma de golo, com a direcção dos remates, ou Pedro Martinho a não permitirem a vantagem Leonina. Com 15’4, uma tentativa de chapéu do meio-campo de um jogador do SC Ferreira do Zêzere obrigou Bernardo Paçó a boa defesa, num jogo que tinha sentido único, jogado no meio-campo defensivo da equipa visitante.

Até que com 13’34 e depois de reposição lateral, o remate de Diogo Santos foi defendido com dificuldades por Pedro Martinho e na recarga, Taynan atirou para o 2-1. Pouco depois, em excelente contra-ataque e numa fase em que o jogo estava ‘partido’, Diogo Santos, servido por Pauleta, não conseguiu ultrapassar a oposição do guarda-redes do SC Ferreira do Zêzere.

Com 11’02 Taynan fez o 3-1, após passe de Merlim. Um remate colocado do ala esquerdino do Sporting CP aumentou a vantagem Leonina, que poderia ter sido ampliada três minutos depois, num livre directo executado por Sokolov, após a sexta falta da equipa do SC Ferreira do Zêzere. A boa defesa de Pedro Martinho evitou nova festa da formação de Nuno Dias.

Com 7’20 para jogar, o treinador do SC Ferreira do Zêzere pediu pausa técnica e voltou ao jogo já com guarda-redes avançado. A iniciativa pertenceu, obviamente, à equipa visitante, com a boa organização defensiva do Sporting CP a ‘dar cartas’ pela forma competente como se posicionou, e ainda com Bernardo Paçó muito atento na baliza e a assinar boas defesas.

Em contra-ataque, o Sporting CP ainda teve por Tomás Paçó a oportunidade de fazer o quarto golo, que chegou a ser marcado quase de uma baliza à outra por Taynan, mas o golo foi invalidado, quando deu a nítida ideia de que a bola bateu na cara de Taynan e não no braço, a anteceder o pontapé do jogador Leonino para a baliza deserta da equipa visitante, numa decisão que levou a protestos dos adeptos Sportinguistas.  

O SC Ferreira do Zêzere ainda teve um remate à trave da baliza defendida por Bernardo Paçó – magníficos sete minutos finais do guardião Leonino com várias defesas decisivas – num jogo em que o mais importante foi assegurado. O Sporting CP está nas meias-finais da Liga e prossegue a defesa dos quatro títulos consecutivos alcançados em outras tantas edições anteriores da prova, com o muito público Sportinguista a tributar um grande aplauso final ao conjunto Sportinguista.      

Sporting CP: Tomás Paçó, Zicky, Diogo Santos, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Sokolov, Bernardo Paçó [GR], Andriy Dzyalo, Alex Merlim, Taynan, Rocha, Henrique Rafagnin [GR].