Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leoas apresentam-se ao serviço com goleada

Por Sporting CP
26 Ago, 2025

Domínio total frente ao GD Unidos Caxienses no Troféu Stromp (9-0)

No Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de futsal do Sporting Clube de Portugal apresentou-se com uma vitória clara por 9-0 sobre o GD Unidos Caxienses, esta terça-feira à noite, no Troféu Stromp.

Além de ter servido como mais um teste para aferir a preparação da equipa antes do arranque oficial da temporada, o encontro deu a conhecer o plantel verde e branco para 2025/2026, com Teresa Jordão novamente no comando técnico e muitas jogadoras que transitam da época anterior, embora este ano disputem a II Divisão – a partir da série Sul.

Matilde Cristo (1), Diana Silva (3), Beatriz Crespo (4), Inês Florentino (6), Jéssica Almeida (7), Sara Galhardo (8), Mariana Gandarez (10), Joaninha (11), Margarida (13), Edna Peralta (14), Ana Lopes (15), Beatriz Marques (17), Leonor (20), Márcia Assis (23), Bruna Sabóia (29) e a capitã Beatriz Santos (2) entraram na quadra, uma a uma, para serem saudadas pelos Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha.

De seguida, a treinadora e a capitã tomaram a palavra. “De tudo faremos para que esta seja uma época de momentos felizes, com entrega total da nossa parte para honrar este símbolo que levamos ao peito. Contamos com o vosso apoio”, disse Beatriz Santos, enquanto Teresa Jordão garantiu “compromisso para trabalhar muito e atingir os objectivos”. E isso “é sempre mais fácil com a presença de todos”, acrescentou.

Assim que a bola começou a rolar, as Leoas causaram estragos – sobretudo de bola parada - e chegaram ao 1-0 ainda no primeiro minuto, graças a um remate certeiro de Beatriz Crespo na sequência de uma reposição lateral. Pouco depois, um pontapé cruzado e colocado de Diana Silva aumentou a vantagem.

O conjunto de Caxias, sempre baixo na quadra, até conseguiu duas boas saídas para o contra-ataque, mas esbarrou numa atenta guardiã Márcia Assis.

Depois disso, o Sporting CP continuou no controlo e só não chegou mais rapidamente ao 3-0 porque a guarda-redes Matilde Soares o foi adiando com uma série de intervenções. Foi então que, aos 15 minutos, um canto a favor do GD Unidos Caxienses se transformou numa transição verde e branca e, após alguma insistência, Edna Peralta colocou a bola no fundo das redes.

Na recta final do primeiro tempo, as visitantes voltaram a soltar-se mais no ataque, mas continuaram a ser as Leoas a ter melhor pontaria. Inês Florentino assinou o 4-0 que vigorou até ao intervalo e logo no reatamento da partida Beatriz Marques, numa recarga, ampliou a diferença no marcador, cada vez mais desnivelado.

E a toada de sentido único no encontro não mudou, ocasiões de golo também não faltaram, mas o nível de eficácia das Leoas caiu. Mesmo assim, um autogolo de Madalena de uma ‘ajuda’ para pôr o marcador a mexer novamente e mais tarde, aos 34’, Edna Peralta encheu o pé para um grande golo de longe que valeu o sétimo – e o seu segundo na partida.

Já no último minuto, um par de erros do GD Unidos Caxienses revelaram-se fatais e permitiram chegar ao 9-0 final. Primeiro, Diana Silva foi oportuna e completou o seu ‘bis’ e, a seguir, uma má abordagem da guarda-redes Sara deu em autogolo num remate que parecia controlado.  

Cumprida a missão com distinção no Troféu Stromp, é já muito em breve que as Leoas dão o pontapé de saída oficial em 2025/2026: a 6 de Setembro, o Sporting CP recebe o SCU Torreense na jornada inaugural da série Sul do Campeonato Nacional da II Divisão.

Sporting CP: Matilde Cristo [GR], Beatriz Santos [C], Diana Silva, Beatriz Crespo, Inês Florentino, Jéssica Almeida, Sara Galhardo, Mariana Gandarez, Joaninha, Margarida, Edna Peralta, Ana Lopes [GR], Beatriz Marques, Leonor, Márcia Assis [GR], Bruna Sabóia