Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Nuno Dias: "A equipa está confiante"

Por Sporting CP
10 Out, 2025

Este sábado há dérbi de futsal no Pavilhão n.º 1 da Luz (16h00)

Num fim-de-semana marcado por dérbis em várias modalidades, a equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal desloca-se ao Pavilhão n.º 1 da Luz para defrontar o SL Benfica, este sábado, às 16h00, em jogo da quinta jornada da fase regular da Liga.

Com um arranque de temporada quase imaculado, marcado pela exigência competitiva e pela recuperação progressiva dos jogadores lesionados, Nuno Dias sublinhou, em antevisão ao jogo, o bom momento que a equipa atravessa, destacando a confiança e a intensidade do trabalho diário.

"Sinto que a equipa está num bom momento, está confiante em todos os momentos do jogo, está forte, está a conseguir fazer bem as coisas, está a ser eficaz nos momentos decisivos e a conseguir alargar vantagens quando os jogos estão muito equilibrados", começou por analisar, em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Essa é uma característica das grandes equipas e é o que estamos a sentir nestes primeiros tempos de trabalho: uma equipa confiante, que trabalha, que sabe que as opções são muitas. Essa competitividade interna leva a que redobremos as atenções e o empenho. E, quando assim é, para mim está tudo bem. É difícil escolher quando chegamos ao fim-de-semana, mas é uma dor de cabeça positiva", acrescentou, elogiando o compromisso do grupo de trabalho.

Sobre o reencontro com o eterno rival, o técnico recordou o triunfo expressivo por 6-1 na Supertaça, mas fez questão de reforçar o equilíbrio do jogo e as diferenças que marcam cada dérbi.

"O jogo foi difícil. Estar 4-0 ao intervalo e termos vencido por uma margem larga não tem nada a ver com o que aconteceu dentro do campo e nos 40 minutos. Mais uma vez, conseguimos alargar em momentos pontuais e fomos eficazes. O jogo teve nuances diferentes", referiu, antes de antecipar o duelo deste sábado.

"Todos os jogos, todos os dérbis são diferentes, todos têm histórias distintas. Espero que a história deste seja parecida, pelo menos no que diz respeito à vitória final, mas sabemos que será um jogo completamente diferente de todos os outros e será difícil com toda a certeza", frisou.

Apesar do peso emocional do dérbi e da luta pelo primeiro lugar, Nuno Dias recusa o rótulo de "decisivo", lembrando que a consistência ao longo da fase regular é o verdadeiro trunfo para garantir vantagem nos play-offs.

"Ainda faltam tantas jornadas e, com tantos adversários, este jogo é importante, como todos são, mas decisivo nunca há de ser. Nunca haverá um jogo decisivo à quinta jornada. Temos muitas jornadas pela frente, muitos adversários difíceis, e, ao mínimo deslize, à mínima desatenção, podemos perder pontos e não queremos. No ano passado, na fase regular, empatámos os dois jogos com o SL Benfica; ou seja, não foi nessas partidas que o primeiro lugar se decidiu, foi frente a outros adversários", lembrou, acrescentando que a equipa encara cada adversário com "o foco de concentração nos limites" e "respeita a todos por igual".

Por fim, o treinador verde e branco mostrou-se ansioso por voltar a contar com todos os jogadores disponíveis, reforçando a importância de um plantel numeroso, sobretudo numa época longa e com várias frentes competitivas.

"Queremos ter toda a gente disponível. Depois, isso traz-nos outras dores de cabeça, a dificuldade de escolher, mas são as dores de cabeça boas que os treinadores gostam de ter. O que quero é ter todos a 100% para poder gerir e escolher em função dos momentos, dos adversários e do que pretendemos para cada jogo. Foi por isso que optámos por ter um plantel maior: por causa das lesões, do desgaste e dos jogadores que são regularmente chamados às selecções. Espero que estejam todos disponíveis o mais depressa possível… para que as minhas dores de cabeça aumentem", rematou.