Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rumo à Croácia para iniciar a UEFA Futsal Champions League

Por Sporting CP
27 Out, 2025

João Matos e Bruno Pinto projectaram fase de grupos da Ronda Principal A

Aproximam-se as emoções da UEFA Futsal Champions League, que para o Sporting CP volta a começar na fase de Ronda Principal, mas com novidades no formato reservadas para mais tarde.

Agora, entre o dia 29 de Outubro e o 1 de Novembro, os Leões de Nuno Dias vão competir no grupo 1 da Ronda Principal A frente ao FC Prishtina (Kosovo) na quarta-feira, ao Kairat AFC (Cazaquistão) na quinta e, por fim, perante o MK Novo Vrijeme Makarska (Croácia) - anfitrião do grupo – no sábado. Os três melhores classificados do grupo garantem a passagem aos novos oitavos-de-final, que serão disputados numa eliminatória a duas mãos (casa e fora).

Antes da partida para a Croácia, o capitão João Matos e o reforço Bruno Pinto, chegado esta época ao Sporting CP, falaram os meios de comunicação Leoninos para traçar a ambição verde e branca em mais uma caminhada europeia e lançar um primeiro olhar sobre a Ronda Principal e os adversários em perspectiva.

Para João Matos é “com muita confiança e muita ambição, também” que o grupo inicia uma nova UEFA Futsal Champions League. "Não escondemos que é uma competição em que queremos chegar muito longe, lutar para ganhar e estar nas grandes decisões. Temos qualidade para isso e assumo, em nome da equipa, que temos muita qualidade para disputar esta UEFA Futsal Champions League", sublinhou.

Aspirações alinhadas com Bruno Pinto, que vai disputar a prova com o Leão ao peito pela primeira vez e, por isso, não escondeu que “é uma competição especial e vai ser um orgulho”. "Há malta aqui no Clube que já ganhou [a Champions] e quer voltar a ganhar, mas também há quem ainda não tenha ganho e quer fazê-lo. Quem está no Sporting CP tem de se habituar a ganhar e a olhar para todas as competições dessa forma", declarou o ala de 32 anos.

O pensamento, no entanto, está nos primeiros passos ainda por dar e os Leões querem começar por "apresentar argumentos para ganhar os três jogos" do grupo, apontou o capitão João Matos. "São equipas que já conhecemos, felizmente, de outras edições, mas logicamente com rotinas e jogadores novos. Em termos de estilo de jogo, o FC Prishtina é mais parecido com os croatas, embora talvez mais físicos. Depois, o Kairat AFC é diferente dessas duas equipas, com jogadores com outra experiência e alguns que já passaram por aqui. É uma equipa que sempre nos causou dificuldades, mas que conhecemos bem", atentou.

João Matos considerou “importante” ter em conta as dificuldades que estes adversários podem causar, mas “mais importante” ainda é olhar para o que o Sporting CP “pode e quer fazer” em quadra. "Se nos apresentarmos com a atitude que tivemos frente ao CRC Quinta dos Lombos, que é o que nos caracteriza e é uma identidade à qual não podemos fugir nos três jogos, vamos apresentar-nos muito fortes e conseguir as três vitórias", sentenciou.

Bruno Pinto, por seu turno, também admitiu esperar “três jogos difíceis e competitivos” e lançou de imediato o primeiro jogo, com o FC Prishtina, considerando que os Leões se estão “a preparar bem”. "É a estreia na competição este ano e entrar a ganhar é importante, mas como jogadores do Sporting CP entramos sempre com esse pensamento", afirmou o experiente futsalista, que vai entrar no palco europeu após um ‘bis’ no último jogo do Campeonato.

"Principalmente, a equipa está confiante e isso é o mais importante. Eu trago as minhas características e o míster vai usá-las em prol da equipa. Claro que os golos dão uma confiança extra, é também para isso que trabalho, faz parte das minhas características e espero continuar", acrescentou.

Já nestas andanças europeias, não há no mundo outro jogador com mais experiência do que o capitão João Matos, que com 91 partidas na UEFA Futsal Champions League prepara-se para continuar a aumentar esse máximo registo histórico. Apesar de tudo, “é sempre especial jogar uma Liga dos Campeões”, disse o camisola 9 dos Leões.

"Tem uma carga emocional diferente, por ser Liga dos Campeões, que é onde estão as melhores equipas da Europa, e por se lutar por um título europeu. Sem menosprezar qualquer título nacional, um título europeu é sempre superior. Sabemos o que é ganhá-lo, também sabemos o que é perder, e isso também é bom para nos manter alerta e motivados para dar um pouco mais para voltar a celebrar. É algo que está presente na memória de quem já ganhou, é algo que, quem não ganhou, viu e também quer provar esse gosto e é por isso que vamos batalhar novamente: trazer novamente uma Liga dos Campeões para o Sporting Clube de Portugal", finalizou, ambicioso.

Quarta-feira é o dia do pontapé de saída em mais uma caminhada na Europa do futsal que se deseja longa para os comandados de Nuno Dias. A Croácia é a primeira paragem.