Futsal carimba presença na final eight da Taça da Liga
10 Jan, 2026
Leões de Nuno Dias venceram o Valpaços FC por 11-4
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu na tarde deste sábado o Valpaços FC por 11-4, em jogo da primeira eliminatória da Taça da Liga, garantindo a presença na final eight da competição, da qual é a actual detentora.
Em Trás-os-Montes, a formação orientada por Nuno Dias deixou clara a seriedade com que encarou o desafio desde o primeiro instante. Logo aos 15 segundos, Rocha inaugurou o marcador com um remate poderoso e sem ângulo desde a esquerda.
O Valpaços FC ainda conseguiu restabelecer a igualdade aos seis minutos, mas o Sporting CP respondeu de forma avassaladora, transformando o encontro num verdadeiro vendaval ofensivo.
Aos oito minutos, Felipe Valério devolveu a vantagem com um disparo do meio da rua, sem hipótese para o guarda-redes anfitrião, e segundos depois Bruno Pinto ampliou para 1-3, também com um remate fortíssimo de muito longe. O quarto golo surgiu aos nove minutos, numa jogada estudada a partir de uma reposição lateral, com Taynan a surgir na esquerda e a encher o pé para o 1-4.
Empurrado pelo público e com grande alma, o Valpaços FC voltou a marcar aos 14 minutos, reduzindo para 2-4, mas o Sporting CP manteve o pé no acelerador. Aos 17 minutos, Merlim assinou um golo monumental, aproveitando o adiantamento do guarda-redes da casa, com um remate que atravessou a quadra de uma ponta à outra.
Ainda nesse minuto, o italo-brasileiro assistiu Diogo Santos, que flectiu para dentro e finalizou para o 2-6. Aos 18 minutos, Henrique Rafagnin, que não quis ficar atrás dos companheiros, juntou-se à lista de marcadores com uma autêntica bomba disparada ainda antes da linha de meio-campo.
Com o cronómetro a avançar, houve tempo para mais um golo: a pouco mais de um minuto para o intervalo, Allan Guilherme descobriu Diogo Santos, que apareceu sozinho na linha de golo para encostar, bisar na partida e fixar o resultado em 2-8 ao descanso.
No regresso para a segunda parte, o Valpaços FC voltou a marcar logo aos 23 minutos, reduzindo para 8-3, mas a resposta verde e branca foi imediata. Aos 28', Bruno Pinto também bisou no encontro, na sequência de uma bola parada executada na perfeição, e fez o 3-9.
A formação da casa, que nunca desistiu de um lance, ainda voltou a marcar aos 30 minutos, mas a superioridade do Sporting CP manteve-se evidente e, aos 32 minutos, Allan Guilherme fez o décimo golo dos verdes e brancos: após um passe preciso de Bruno Maior já dentro da área, o brasileiro finalizou à boca da baliza uma jogada de contra-ataque que ele próprio iniciara com uma recuperação defensiva. Já nos instantes finais, Pauleta fechou a contagem na sequência de um canto batido por Taynan, estabelecendo o 4-11 final.
Com este triunfo expressivo, o Sporting CP segue em frente na Taça da Liga e vai assim defender o título na final eight disputada entre 11 a 15 de Março. Segue-se agora uma pausa competitiva para o Campeonato da Europa, com os Leões a regressarem à acção apenas em Fevereiro.
Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Luís Correia, Tiago Rodrigues, Diogo Santos (2), Wesley, Pauleta (1), Allan Guilherme (1), Felipe Valério (1), Bruno Pinto (2), Alex Merlim [C] (1), Taynan (1), Bruno Maior, Rocha (1) e Henrique Rafganin [GR] (1). Treinador: Nuno Dias.