Nuno Dias: "Tivemos o dobro das oportunidades, temos de melhorar na finalização"
12 Jun, 2026
Declarações do técnico Leonino após a derrota frente ao SL Benfica
Nuno Dias mostrou-se desapontado com o resultado na Luz (2-1), sublinhando que a falta de eficácia penalizou o Sporting CP neste primeiro jogo da final do Campeonato Nacional.
Análise ao jogo
“Não foi pouca sorte na finalização, foi falta de competência na hora de finalizar. O Sporting CP teve o dobro das ocasiões do SL Benfica. Em 44 finalizações, acertar apenas nove vezes na baliza acho que é demasiado curto para uma equipa que quer ser campeã nacional. Temos de ser mais eficazes, de obrigar o guarda-redes a defender mais e de finalizar melhor frente ao guarda-redes. O SL Benfica foi melhor do que nós na eficácia, finalizou metade das vezes e acertou mais do que nós. Não há milagres. Defendemos bem, criámos muito, mas não marcámos. Levamos coisas positivas daqui, mas temos de melhorar na finalização. Espero que a equipa melhore no próximo jogo. O que fica é 2-1 para o SL Benfica, 1-0 na final, ao SL Benfica ficam a faltar duas vitórias para ser campeão e a nós três”,
O que se pode fazer para melhorar a eficácia?
“Cabe-nos treinar. Neste momento, não há muito mais a fazer, mas o treino não reflecte tudo. Não reflecte o estado emocional, o cansaço, o adversário. Mas, enfim, temos de melhorar e relembrar que este é o aspecto mais importante do jogo. Tentaremos ao máximo que, em treino, os atletas melhorem os gestos, mas há coisas impossíveis de treinar. Temos de continuar a trabalhar, a criar e a aumentar o aproveitamento”.
Sporting CP mostrou que pode ser campeão pelo que fez entre os 34 e os 40 minutos?
“O Sporting CP pode ser campeão pelo que jogou nos 40 minutos, não apenas entre os 34 e os 40 minutos. Dizer isso parece que o SL Benfica foi superior e dominou o resto do tempo, mas isso não é verdade. O Sporting CP não foi em nada inferior ao SL Benfica durante os primeiros 34 minutos, mas nessa recta final fomos demasiado melhores para o que tem sido o equilíbrio nestes jogos. O jogo foi equilibrado, mas nesse período o Sporting CP teve mais oportunidades. No resto do jogo, o SL Benfica foi mais eficaz e marcou em momentos importantes. Nós fomos atrás do empate, com 1-0 e 2-1, mas não conseguimos e o SL Benfica está na frente com todo o mérito”.
O que se pode fazer para surpreender no jogo de terça-feira?
“Cada vez menos. Há sempre um aspecto que podemos ajustar, mas não há muito tempo para estar a fazer mudanças, criar coisas novas e fazer magia. Temos é de ser eficazes. Os números falam por si”.