Sporting CP vence dérbi e garante final da Taça de Portugal
30 Abr, 2025
Vitória sobre o SL Benfica por 2-4
No segundo dérbi do dia, a decorrer quase à mesma hora do de voleibol, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal também venceu o SL Benfica e garantiu a passagem à final da Taça de Portugal.
2-4 na meia-final disputada em Vila Nova de Famalicão, onde amanhã – quinta-feira – se disputará também a final da prova diante da UD Oliveirense, que levou a melhor sobre a Juventude Pacense na outra meia-final (0-5).
Previa-se um dérbi de excelência e renhido, entre os primeiros classificados do Campeonato Nacional, e assim foi, mas os comandados de Edo Bosch conseguiram sempre ser melhores do que o SL Benfica e venceram com inteira justiça.
Jogo muito aberto com transições sucessivas e com o Sporting CP a jogar com uma defesa muito subida, a ser muito intenso e a ganhar domínio no ataque, desde o início, abrindo o marcador aos 16 minutos através de Roc Pujadas.
Antes disso já Ângelo Girão tinha feito uma enorme defesa, a remate de João Rodrigues, e Nolito Romero tinha atirado com estrondo ao ferro da baliza encarnada, mas o marcador só foi aberto após aos 15 minutos de jogo.
Depois de uma jogada que quase deu em golo encarnado, o Sporting CP reagiu com um contra-ataque rápido de Henrique Magalhães que entregou o esférico a Roc Pujadas, para o espanhol contornar a defesa contrária e finalizar com uma finta ao guarda-redes do SL Benfica.
Depois de aberto o marcador, o jogo caiu um pouco de intensidade, mas continuou a ter muitas chegadas à baliza, com destaque para mais uma defesa de Ângelo Girão, que quase ao cair do pano da primeira metade pouco pôde fazer a um remate de Diogo Rafael.
A partida foi assim empatada para o intervalo, com o SL Benfica a entrar forte na segunda metade e a fazer logo a cambalhota no marcador, após lance na marca de grande penalidade. João Rodrigues começou por ver Ângelo Girão levar a melhor, mas na recarga fez o 2-1.
O SL Benfica poderia depois ter aumentado a vantagem, mas o guarda-redes Leonino foi dizendo ‘presente’ e segurando o resultado, vendo do outro lado Toni Pérez fazer o empate. Remate de Facundo Bridge com a bola a ressaltar em Toni Pérez, que não desperdiçou a oportunidade.
Jogo de novo empatado, com o pior a chegar depois, aos 38 minutos: Toni Pérez a ser atingido na cara pelo stick de Diogo Rafael e a ficar maltratado, tendo de sair e ser assistido fora da quadra. Esse lance, que mereceu visionamento no monitor por parte da dupla de arbitragem, acabou em cartão vermelho para o jogador do SL Benfica e em penálti para o Sporting CP.
Chamado a converter, Alessandro Verona não desperdiçou a oportunidade, colocando o Sporting CP de novo em vantagem. Pouco depois, a oito minutos do final do encontro, Nolito Romero também fez o gosto ao stick, após aproveitar uma perda de bola encarnada e arrancar disparado para a baliza, dando maior conforto à formação Leonina.
Até ao final, e apesar das oportunidades, que foram evitadas por ambos os guarda-redes, o resultado não voltou a mexer e o Sporting CP acabou por vencer por dois golos de diferença e seguir assim em frente na prova, com o objectivo de amanhã levantar o troféu.