Desfecho diferente desta vez
09 Nov, 2025
Hóquei derrotado pelo OC Barcelos
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 2-4 na recepção ao OC Barcelos para a quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Xano Edo, Henrique Magalhães, Rafael Bessa, Gonzalo Romero e Facundo Navarro foram os escolhidos pelo treinador Edo Bosch para iniciar a partida, que foi uma reedição de quinta-feira, quando os dois emblemas se encontraram para a WSE Champions League, também no Pavilhão João Rocha, com triunfo Leonino por 4-3.
O domínio da primeira parte pertenceu ao Sporting CP, sendo que Facundo Navarro foi o mais entusiasmado nos primeiros minutos. O argentino começou por dar trabalho a Guillem Torrents, guardião do OC Barcelos, logo no primeiro minuto e, aos 4', ficou perto de marcar.
Finalmente, aos 6', Facundo Navarro marcou mesmo e num grande lance individual. O Leão patinou de uma ponta à outra da pista, aguentando as pressões contrárias até ficar na cara do guarda-redes e finalizar com muita classe. Grande momento muito festejado pelos Sportinguistas e marcador inaugurado.

O OC Barcelos começou a tentar esboçar uma reacção e ficou perto de conseguir o empate aos 12', quando Kyllian Gil acertou no ferro. Do outro lado Guillem Torrents voltou a defender, agora perante Roc Pujadas.
O Sporting CP estava melhor no jogo e conquistou uma grande penalidade aos 19', mas Facundo Navarro, na conversão, permitiu a defesa do guarda-redes. No mesmo minuto, foi também assinalada uma grande penalidade para o OC Barcelos e Miguel Rocha converteu, estabelecendo o 1-1.
Era a vez do emblema de Alvalade reagir e não demorou a fazê-lo: aos 20', Gonzalo Romero avançou ao seu jeito, com muita potência, e atirou forte para o fundo das redes para mais um grande golo e para colocar, mais uma vez, o Sporting CP no comando do resultado.

Até ao intervalo, destaque para as tentativas perigosas de Rafael Bessa e Danilo Rampulla. No final da primeira parte, 2-1 para o Sporting CP.
No segundo tempo, voltou a entrar melhor o Sporting CP, com Alessandro Verona a ficar perto de facturar em duas ocasiões seguidas (32'), assim como Diogo Barata (35'). Contudo, foi o OC Barcelos que conseguiu marcar e empatar aos 37' através do stick de Franco Ferruccio.
Pouco depois, azar para o Sporting CP quando Henrique Magalhães acertou no ferro e, no contra-ataque, Kyllian Gil marcou para o OC Barcelos, conseguindo concluir a reviravolta (2-3).
A perder pela primeira vez, o Sporting CP teve de ir atrás do resultado e criou algumas oportunidades, como aquela em que, aos 44', Alessandro Verona e Rafael Bessa não marcaram por muito pouco. Xano Edo, na baliza verde e branca, negou o bis a Kyllian Gil logo a seguir.

Ainda assim, os lances perigosos não estavam a abundar perante um OC Barcelos fechado a sete chaves, mas com qualidade, o que permitia sair bem e aproveitar qualquer espaço. Assim, os nortenhos conquistaram mais uma grande penalidade aos 48' e Miguel Rocha voltou a converter, fazendo o 2-4 final com pouco tempo de jogo pela frente.
Os Campeões do Mundo voltam a jogar no sábado, visitando o HC Turquel.
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].