Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo suado sobre a UD Oliveirense

Por Sporting CP
16 Jan, 2026

Leões do hóquei vencem por 4-3

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta sexta-feira, a UD Oliveirense por 4-3 num embate com emoção até ao fim.

Xano Edo, Gonzalo Romero, Rafael Bessa, Facundo Navarro e Danilo Rampulla iniciaram a partida no Pavilhão João Rocha, onde João Souto regressou - mas como adversário - e os Campeões do Mundo começaram melhor.

Depois de uma primeira ameaça de Rafael Bessa defendida por Bernardo Mendes, foi a vez de, aos 5', o capitão Gonzalo Romero conduzir um contra-ataque e assistir Danilo Rampulla, que inaugurou o marcador.

Por cima no desafio, onde as oportunidades não estavam a abundar de parte a parte, o Sporting CP ameaçou o segundo aos 14', quando Gonzalo Romero, num grande tiro de longe acertou em cheio no ferro.

Contra a corrente, a UD Oliveirense conseguiu mesmo chegar ao empate a cinco minutos do intervalo. Em superioridade numérica após um cartão azul exibido a Gonzalo Romero, Diogo Lemos apareceu à boca da baliza para finalizar e apontar o 1-1.

Em cima do final do primeiro tempo, o emblema de Alvalade só não fez o 2-1 porque Bernardo Mendes o negou a Alessandro Verona com uma vistosa intervenção. Assim, 1-1 ao intervalo.

O início da segunda metade foi verde e branco. Depois de ver um golo ser anulado, Rafael Bessa fez mesmo o 2-1 aos 29', facturando na recarga após uma primeira investida de Facundo Navarro.

De novo na frente do resultado, o Sporting CP aproveitou para aumentar a vantagem no minuto seguinte: primeira tentativa de Danilo Rampulla mal resolvida pela defesa visitante e Alessandro Verona a aproveitar para enviar a bola para o fundo das redes. Num ápice, o 1-1 transformou-se num 3-1.

No entanto, a sempre forte UD Oliveirense não tornou fácil a tarefa Sportinguista e foi atrás do prejuízo. Conseguiu reduzir aos 32' por Bruno Di Benedetto e, já depois de Facundo Navarro (36') e Danilo Rampulla (37') terem ameaçado, chegou ao 3-3 com 12 minutos pela frente e graças ao tento de Joan Galbas.

A formação de Edo Bosch voltou à carga e, como consequência, tomou mais uma vez as rédeas da partida. Danilo Rampulla ficou a centímetros do golo aos 40', mas, no minuto seguinte, foi a vez de Roc Pujadas - quando o Sporting CP estava com mais um em pista - voltar a levantar os adeptos no Pavilhão João Rocha. 4-3 para os Leões.

Seguiu-se a pressão da UD Oliveirense até ao fim. De grande penalidade, Joan Galbas deu trabalho a Xano Edo, que reagiu positivamente. Pouco depois, Franco Platero atirou ao poste e, do outro lado, Diogo Barata e Danilo Rampulla só não fizeram o quinto porque Bernardo Mendes protagonizou uma dupla defesa.

Nos instantes finais, os forasteiros ainda colocaram cinco jogadores na frente, mas o Sporting CP aguentou o 4-3 e garantiu a vitória.

Os Leões voltam a jogar na próxima quinta-feira, visitando precisamente a UD Oliveirense, mas para a WSE Champions League.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Gonzalo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].