Passo em frente rumo à final a oito da WSE Champions League
05 Fev, 2026
Triunfo do Sporting CP frente à UD Oliveirense por 5-1
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu esta quinta-feira a UD Oliveirense por 5-1, em jogo a contar para a 6.ª jornada do grupo B da WSE Champions League da modalidade, o terceiro triunfo em quatro jogos no Pavilhão João Rocha da formação Leonina.
A vitória é um passo importante dos Campeões do Mundo com vista à qualificação para a final a oito da prova europeia de clubes. O Sporting CP passa a somar 10 pontos, quando faltam quatro jornadas por realizar: três fora de casa e uma no Pavilhão João Rocha, diante do HC Liceo.
Com 19’30 para jogar, o Sporting CP inaugurou o marcador, numa jogada que começou em lance genial de Danilo Rampulla, que depois de escapar à marcação, fez uma assistência para Rafael Bessa encostar e fazer o 1-0. A UD Oliveirense procurou reagir, num jogo que visava explorar a área Leonina e as características do longilíneo Bruno Di Benedetto.
Com cerca de 15’10 para jogar, um remate de longe de Gonzalo Romero obrigou o guarda-redes da equipa visitante, Bernardo Mendes, a uma grande defesa.
Com 13’55, Roc Pujadas conseguiu isolar-se e fez uma ‘picadinha’, com Bernardo Mendes a fazer uma grande defesa que evitou o 2-0 ao conjunto Leonino.
Com 5’20 para o intervalo, o Sporting CP fez o 2-0, num notável remate de Henrique Magalhães, muito colocado, fora do alcance de Bernardo Mendes, que estava a adiar as intenções Leoninas até então, com várias grandes defesas.
Com 4’12 para jogar, Joan Galbas rematou ao poste da baliza defendida pelo Sporting CP, num jogo que teve muitos remates, oportunidades para mais golos e exibições muito inspiradas dos dois guarda-redes, a evitarem que o resultado tivesse mais golos ao final dos primeiros 25’.
Na segunda parte e com cerca de 2’, numa boa jogada de equipa, Danilo Rampulla patinou perto da área da UD Oliveirense e rematou por cima, com resposta da equipa forasteira com 21’09 para jogar, num lance em que a baliza ficou deslocada e a bola quase entrava no fundo das redes defendidas por Xano Edo – mais uma excelente exibição do guarda-redes Leonino.
Com 19’26 para o final, foi Danilo Rampulla a ficar perto do 3-0, após muito boa combinação com Henrique Magalhães.
Com 17’16, a UD Oliveirense atingiu a 10.ª falta e chamado a marcar o livre directo, Danilo Rampulla numa execução brilhante, de gancho e contra-gancho, fez o 3-0, num golo magistral de um hoquista que é um recital de virtuosismo com a bola no stick.
Com 13’39 para jogar, o Sporting CP teve nova bola parada a favor – grande penalidade que Alessandro Verona não conseguiu transformar, com muito mérito para a acção de Bernardo Mendes.
Nem um minuto depois, foi o Sporting CP a atingir a 10.ª falta, que levou Marc Rouzé à execução, com Xano Edo novamente a brilhar com grande defesa.
No lance a seguir, houve nova grande penalidade, desta vez a favor do Sporting CP, mas Danilo Rampulla não ultrapassou a oposição de Bernardo Mendes.
O jogo continuava rico em bolas paradas, com nova penalidade, agora contra o Sporting CP, por queda na área de Franco Platero. Lucas Martínez, na transformação, viu Xano Edo fazer nova grande defesa a evitar o golo da equipa visitante.
Com 10’20 para jogar e em muito boa combinação, Alessandro Verona isolou-se, mas o remate saiu por cima e, nem um minuto depois, o hoquista italiano dos Leões criou novo bom ensejo, mas o remate final saiu ao lado.
O Sporting CP ficou perto do 4-0, num remate ao poste de Danilo Rampulla, após assistência de Gonzalo Romero e, na jogada a seguir, Lucas Martínez reduziu para 3-1.
Com 4’28 para o final, Danilo Rampulla sofreu nova falta – a 14.ª da equipa visitante e o Sporting CP passou a jogar dois minutos com mais um hoquista. Quase a seguir, Roc Pujadas fez o 4-1 para a formação Leonina.
O conjunto da casa ainda fez o 5-1 por Gonzalo Romero, num remate do ‘meio da rua’ com 51 segundos para jogar e logo a seguir, por pouco Danilo Rampulla não fez o 6-1, num lance em que se isolou. Triunfo final por 5-1 do Sporting CP frente à UD Oliveirense, numa exibição muito competente e com momentos de brilhantismo da equipa Leonina liderada por Edo Bosch.
Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Henrique Magalhães, José Diogo [GR], Gonzalo Romero [C]