Dobradinha para as Leoas
09 Abr, 2022
Rugby venceu Taça de Portugal
A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal conquistou, este sábado, a Taça de Portugal ao vencer a AEES Agrária de Coimbra por 10-20 nas Caldas da Rainha.
Com este troféu, a equipa orientada por Filipe Luís atingiu a dobradinha, juntando a Taça de Portugal ao Campeonato Nacional da Divisão de Honra de XV. É também a quinta Taça de Portugal do palmarés do Sporting CP - a primeira em rugby de XV.
O Sporting CP, detentor da hegemonia do rugby feminino em Portugal ao longo dos últimos anos, começou melhor e conseguiu o primeiro ensaio logo aos oito minutos por intermédio de Inês Marques, mas a resposta não tardou: pouco depois, Inês Spínola foi a autora do ensaio do empate para a AEES Agrária de Coimbra (5-5).
Era o emblema de Alvalade a dominar, sendo mais forte no aspecto colectivo e na parte física, mas foi preciso esperar até aos últimos instantes da primeira parte para ver mais um ensaio. Desta feita foi Beatriz Amaral, após grande esforço de toda a equipa, a finalizar e a levar o Sporting CP na frente por 5-10 ao intervalo.
No segundo tempo, voltaram a entrar melhor as Leoas e Leonor Amaral fez o 15-5. Na conversão, Isabel Ozório não falhou e aumentou a diferença para 5-17. Mais uma vez, a AEES Agrária de Coimbra reagiu e reduziu para 10-17, deixando tudo em aberto.
O marcador acabou por ficar fechado já nos dez minutos finais, quando Isabel Ozório, com um pontapé certeiro, apontou o 10-20. Até ao final, o Sporting CP geriu o resultado e assegurou o triunfo na final da Taça de Portugal.
Mais um título para uma equipa habituada a vencer e que continua a alimentar o Museu Sporting.
Sporting CP: Joana Morgado (Tânia Semedo, 50'), Inês Marques, Franciny Amaral, Ana Freire (Sara Balcão, 79'), Margarida Arriaga e Cunha (Catarina Pires, 60'), Sara Silva, Leonor Amaral, Maria Teixeira, Marta Pedro (Marcela Máximo, 72'), Francisca Baptista [C], Beatriz Teixeira (Maria Bernardo, 79'), Isabel Ozório, Antónia Braga, Joana Silvestre (Carolina Menoita ,79') e Beatriz Amaral. Não utilizadas: Mariana Fonseca e Josefa Gabriel.