Pleno de vitórias na Liga continua
11 Nov, 2023
Domínio do início ao fim em casa do VC Viana (0-3)
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o VC Viana por 0-3 (19-25, 11-25, 20-25) no encontro da oitava jornada da primeira fase da Liga. Wagner Silva (13 pontos), Tiago Pereira (12), Jan Galabov (12) e Lucas Berkel (11) estiveram destaque no plano individual.
Assim, os Leões de João Coelho começaram da melhor maneira esta jornada dupla - em três dias - e após uma exibição segura seguem para o dérbi com um registo cem por cento vitorioso em sete jogos no campeonato.
Em Viana do Castelo, casa do décimo classificado, o Sporting CP entrou com muita segurança nos blocos para fazer frente, desde logo, à força ofensiva do VC Viana, que arriscou sempre também no serviço. Tiago Pereira com um ás e a potência de Wagner Silva no ataque à rede até colocaram a primeira vantagem significativa em 3-8, porém a formação da casa respondeu e chegou ao 11-11.
No entanto, voltou a ser a turma de Alvalade a disparar no marcador (13-18) deste set inaugural e, desta feita, sem ceder na liderança até ao 19-25 final - Jan Galabov, Tiago Pereira e Wagner Silva foram os protagonistas ofensivos para fechar as contas.
Já no set seguinte, só após um início mais equilibrado (7-9) é que os Leões de João Coelho quebraram a resistência minhota, mas quando se fizeram com a dianteira no resultado foi de forma tremendamente autoritária (8-16) – pelo meio houve mais um ás do capitão Tiago Pereira, que esteve em grande destaque no serviço durante um parcial de 0-5.
A seguir, a potência verde e branca no ataque e os blocos de Galabov e Kelton Tavares - e alguma imprecisão vianense à mistura - alargaram a diferença no marcador para uns inalcançáveis 11 pontos (10-21). Feita a parte mais difícil neste segundo set, o Sporting CP encerrou-o com um expressivo 11-25, revelador da superioridade Leonina nesta fase.
Ainda assim, o VC Viana não deitaria a toalha ao chão e, em busca de sobreviver ao terceiro set, reagiu da melhor forma, abriu na frente por 7-3 e chegou a ‘cavar’ uma margem de cinco pontos (11-6). Inverteram-se os papéis dentro daquele que tinha sido o guião da partida até então, sendo a vez dos Leões responderem a uma desvantagem em Viana do Castelo.
Aos poucos, o Sporting CP recomeçou a crescer em campo e chegou ao empate aos 16-16, antes que Tiago Pereira aparecesse, com classe, para devolver a liderança do marcador à equipa de João Coelho. Chegada, com sucesso, a resposta Leonina, a vitória já não fugiria: depois do 18-22, Wagner Silva foi o autor do ponto decisivo no 20-25 que fechou o jogo.
Garantida a terceira vitória seguida pela diferença máxima, o Sporting CP atinge os 21 pontos e iguala circunstancialmente o líder SL Benfica antes do dérbi, mas os encarnados chegarão com mais um jogo disputado. Agora, segue-se, na segunda-feira (20h00), o embate entre rivais, com os Leões a receberem as águias no Pavilhão João Rocha.
Sporting CP: Tiago Pereira [C] (12), Jan Galabov (12), Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares (5), Gonçalo Sousa [L], Lucas Berkel (11), Marin Licek, Wagner Silva (13), Gil Pereira [L], Tiago Barth, Imanol Tombion, Armado Velásquez (1), Chema Carrasco.