Voleibol verde e branco abriu portas aos mais novos
20 Jun, 2026
Manhã animada com a presença dos Bicampeões Nacionais
O Pavilhão João Rocha recebeu, este sábado, mais uma iniciativa de captação do voleibol do Sporting Clube de Portugal. Destinado a rapazes dos oito aos 14 anos que quiseram experimentar a modalidade e viver uma manhã diferente ao lado dos seus ídolos, o Try Out contou com a presença dos Bicampeões Nacionais Tiago Pereira, Edson Valencia, Armando Velasquez, Jonas Aguenier e Lourenço Martins, bem como de João Coelho e da sua equipa técnica.
A desfrutar de um merecido período de descanso após a recente conquista do triplete, os cinco Leões marcaram presença numa sessão de treino onde reinou a diversão. O objectivo, esse, ficou claro desde os primeiros toques na bola: aproximar gerações e alimentar sonhos.
Para Pedro Teixeira, treinador-adjunto da equipa principal masculina, esta ligação é essencial para aquilo que o Sporting CP pretende construir.
"Este tipo de iniciativas é fundamental para o Clube, bem como esta sinergia entre nós, os miúdos que estão a experimentar pela primeira vez o voleibol e aqueles que já fazem parte da formação. Acho que isto tem de acontecer cada vez mais, porque é o que caracteriza o Sporting CP: ser uma família", começou por dizer o técnico, feliz por proporcionar uma experiência inesquecível aos mais novos: habituados a acompanhar os jogos da bancada, os jovens participantes tiveram a oportunidade de privar de perto com os seus ídolos.

"Acredito que vão recordar esta experiência para sempre. Trabalham para um dia estar dentro do campo e fazer as mesmas coisas que estes jogadores fazem. Espero que seja um marco importante para a formação deles e que percebam que os nossos atletas, além de serem atletas de alta competição, são pessoas fantásticas", afirmou, antes de deixar um conselho final.
"Tentem fazer isto sempre de uma forma leve, disponível e alegre. No final, nós só fazemos aquilo de que gostamos e tudo se ultrapassa mais facilmente se encararmos isto de uma forma tranquila e divertida", atirou.
Entre os 'mais velhos', Lourenço Martins terminou a manhã tão cansado quanto satisfeito.
"Todos os atletas que têm a oportunidade de participar nestas actividades desfrutam muito. Nós já tivemos a idade deles e a admiração com que nos olham é a mesma com que nós olhávamos para os jogadores mais velhos. Se pudermos fazer o dia de uma criança, já vale a pena", lembrou o internacional português, que acredita que o segredo para crescer na modalidade passa pela confiança e pelo espírito colectivo.
"É preciso acreditar muito no processo. Quando os treinadores nem sempre dizem aquilo que queremos ouvir, temos de perceber que é porque querem que sejamos melhores. E também confiar nos colegas de equipa, porque o voleibol é um desporto colectivo e ninguém resolve os problemas sozinho", aconselhou os jovens participantes.

A experiência, garante, é ainda assim enriquecedora para os dois lados.
"É sempre bom estar com pessoas mais novas porque nos recordam esta inocência e esta felicidade de fazer uma coisa tão simples como jogar voleibol; além, claro, de testemunharmos a felicidade deles. Mais tarde, num jogo importante, podemos olhar para a bancada e ver um miúdo que esteve aqui connosco e isso pode dar-nos força num momento decisivo", garantiu Lourenço Martins, considerando que, numa fase em que o Sporting CP é Bicampeão Nacional, os jogadores Leoninos têm também uma responsabilidade acrescida no crescimento da modalidade em Portugal.
"É muito importante continuarem a aparecer jogadores vindos da formação. Há cada vez mais adesão ao voleibol e é muito bom ver aqui alguns miúdos que já nos surpreendem pelo talento que têm. Estamos todos muito felizes e adoramos poder dar-lhes o exemplo", rematou.

No meio dos muitos sorrisos e desafios superados, o participante Manuel Gonçalves já fazia planos para o futuro. Soube da iniciativa através dos pais e não hesitou em participar.
"Quis vir porque gosto muito de jogar voleibol na escola e estou a pensar começar a jogar no Sporting CP em breve", contou o jovem, que, apesar de já saber que iria encontrar os jogadores da equipa principal, foi surpreendido pela sua disponibilidade.
"Foi muito agradável. Eles são muito simpáticos, ajudam-nos a jogar e a melhorar", contou. E quando chegou o momento de eleger a melhor parte do dia, a resposta surgiu sem hesitação.
"A parte mais divertida é jogar e divertir-me. Acho que a pior parte é sempre ir embora", atirou.

Também o pequeno Miguel Ribeiro aproveitou cada minuto da experiência. Depois de trocar o futebol pelo voleibol, modalidade que pratica desde os três anos, viveu pela primeira vez uma manhã no Pavilhão João Rocha. "Foi espectacular”, resumiu.
O jovem participante destacou ainda a paciência dos seus ídolos. "Foram sempre simpáticos e explicaram-me o que era para fazer. Se eu fazia alguma coisa mal, explicavam-me outra vez e comecei a gostar ainda mais de jogar voleibol", garantiu. Sobre o futuro, não escondeu a ambição.
"Adorava ser jogador de voleibol e imagino-me a jogar aqui no Pavilhão João Rocha. É muito giro", rematou.
Entre jogos, conselhos e muitas fotografias, o voleibol verde e branco voltou a abrir as portas aos mais novos. E quem sabe se entre os petizes que passaram este sábado pelo Pavilhão João Rocha, não estarão alguns dos nomes que um dia hão-de continuar a escrever a história da modalidade de Leão ao peito.