Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Leões de João Coelho em nova prova de qualidade

Por Sporting CP
04 Dez, 2023

Triunfo por 3-0 frente à AJ Fonte do Bastardo, na jornada 12 da Liga

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu esta segunda-feira a AJ Fonte do Bastardo por 3-0, na 12.ª jornada da fase regular da Liga, em mais uma exibição com prova de qualidade dos Leões orientados por João Coelho.

Com um ataque variado do distribuidor Chema Carrasco a solicitar tanto a zona quatro (Licek e Galabov) como o oposto (Wagner Silva) e os centrais (Van Berkel e Tiago Barth), a equipa Leonina ainda teve o adversário a ‘apertar’ no marcador até aos dezoito pontos jogados (nove para cada lado), mas a maior potência aliada à imprevisibilidade dos ataques e centrais muito interventivos (excelente jogo de Lucas Van Berkel), permitiram ao Sporting CP ganhar uma vantagem de 15-10, que a equipa foi capaz de gerir até ao final, apesar de a formação açoriana ainda se ter aproximado aos 21-18. Mas as excelentes acções na rede de Van Berkel, Wagner Silva no remate e de Galabov com Tiago Barth no bloco ditaram o triunfo no primeiro set da formação verde e branca por 25-22.

No segundo set, o Sporting CP não começou bem (0-2), até Martin Licek ir para a linha e serviço e fazer a diferença, com sete pontos consecutivos, alguns directos e outros a causarem inúmeras dificuldades na recepção da equipa da ilha Terceira, que recuperou com empate a dez pontos, fase na qual esteve em excelente plano Eliezer Dutra. A força e técnica de Wagner Silva no remate ‘lançaram’ o Sporting CP, que ficou bem colocado para ganhar o set, situação que ganhou contornos mais nítidos aos 16-12. Quando o Sporting CP entrou na zona dos 20 pontos (23-17) com Van Berkel a evidenciar-se, o set ficou bem encaminhado, com o último ponto a ter a assinatura de Martin Licek – muito boa exibição do checo, tal como do compatriota Jan Galabov e os 25-17 no parcial.

No terceiro set, o Sporting CP voltou a potenciar as excelentes soluções de remate de Galabov (magnífico também no bloco) e de Wagner Silva. A equipa continuou a mostrar muita vivacidade e alegria no jogo e conquistou uma boa vantagem de 14-11, com um grande serviço de Wagner Silva (são poucos os adjectivos para elogiar a capacidade do oposto esquerdino).

Aos 19-14, o Sporting CP ‘pré-anunciava’ a vitória no terceiro set e no jogo por 3-0, até porque logo de seguida Jan Galabov conseguiu dois excelentes blocos para o 22-15. Esteve perfeito o checo no tempo de reacção às tentativas dos rematadores da AJ Fonte do Bastardo. Aos 23-15, um bloco triplo do Sporting CP era mais do que o prenúncio da vitória Leonina em três sets, com o último a fixar-se nos 25-17, para nova vitória do Sporting CP, que rubricou muito boa exibição no último jogo em casa desta primeira fase: fica a faltar a deslocação no fim-de-semana a casa do Esmoriz GC.

No final, foram destapados os pendões dos títulos nacionais e Taças de Portugal conquistados pelo voleibol masculino e feminino para o palmarés do Sporting CP, em mais uma cerimónia que arrancou muitos aplausos e que, certamente, fez recordar muitas tardes e noites de glória desta modalidade Leonina.  

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (16), Kevin Kobrine, Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Van Berkel (10), Martin Licek (8), Wagner Silva (18), Gil Meireles [L], Tiago Barth (1), Imanol Tombion, Armando Velásquez, Chema Carrasco.