Leoas rugem bem alto também no dérbi
27 Out, 2024
Triunfo com brilhantismo sobre o SL Benfica aumenta invencibilidade (3-0)
Dérbi resolvido com categoria para continuar imparáveis. A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o SL Benfica por 3-0, este domingo à noite, na partida da quarta jornada da primeira fase da Liga.
A exibição das Leoas foi de gala sob um ambiente digno de dérbi num Pavilhão João Rocha completamente entregue às suas jogadoras. E a vitória verde e branca sobre as águias teve tudo: começou e acabou com cabais demonstrações de força (25-19 no primeiro set e 25-16 no terceiro) e, pelo meio, a equipa de Rui Pedro Silva mostrou também o carácter necessário para levar a cabo uma grande reviravolta (25-21 no segundo set).
Assim, com brilhantismo no dérbi, o Sporting CP estendeu o seu arranque perfeito na Liga, agora feito de quatro vitórias em quatro jogos e pleno de pontos (12) para continuar a liderar de maneira isolada.
Perante um SL Benfica que já venceu a Supertaça a abrir 2024/2025, mas que arrancou o campeonato de forma titubeante – averbou duas derrotas com FC Porto (3-2) e PV2014 | Colégio Efanor (2-3) e somava cinco pontos – as Leoas de Rui Pedro Silva começaram por alinhar com Leslie Tagle, Özge Kinasts, Sara Dias, Irene Verásio, Saška Đurović e a líbero Daniela Loureiro - e poucas foram as mexidas feitas durante todo o duelo.
Rapidamente, a entrada do Sporting CP por cima no set inaugural (5-3 e 8-6) galvanizou as bancadas, muito ruidosas a cada ponto. Pouco depois, um ás da reforço Saška Đurović estabeleceu a primeira vantagem de três pontos, que pouco durou porque foi prontamente ampliada até aos 15-10 por Amanda Cavalcanti e Irene Verásio no ataque à rede (15-10).
Mandavam as Leoas, e embaladas por esta potência ofensiva, mas também muita segurança defensiva, voltaram a dar mais um ‘esticão’ no marcador. De 18-12 para 22-15 e, com o 1-0 tão perto, a equipa verde e branca não perdoou, apesar da reacção esboçada pelas encarnadas: Sara Dias, de mão esquerda e em jeito, fechou as contas em 25-19.
No parcial seguinte, o SL Benfica – mais certeiro no ataque - até obrigou o Sporting CP a correr logo atrás do prejuízo (1-4), mas assim que o bloco verde e branco entrou em cena (7-6) o equilíbrio tomou conta do dérbi (10-10). No entanto, tal como no set anterior, foi nesta fase que se deu um ascendente mais claro, desta feita por parte das águias (11-16).
Depois da demonstração de força inicial pedia-se uma dose de perseverança às Leoas, e esta ‘veia’ sobressaiu quando mais se precisava. Para confirmar a imparável reacção em curso, Leslie Tagle ‘voou’ para levantar as bancadas com o 18-19, Sara Dias reestabeleceu o empate e o bloco verde e branco – por três vezes consecutivas - emergiu para virar do avesso o marcador do dérbi até ao 23-19.
Ateada a loucura no Pavilhão João Rocha, Sara Dias, que acabaria com 13 pontos marcados, deixou o Sporting CP a um passo do 2-0 na partida e Leslie Tagle, com classe, concretizou-o, anotando o 25-21. Reviravolta de grande nível e muita alma das comandadas de Rui Pedro Silva para ficar a um set de triunfar frente ao rival encarnado.
A seguir, com o SL Benfica já sem margem de erro, equilíbrio foi a palavra de ordem no terreno de jogo e no resultado, com empates sucessivos desde o 6-6 até ao 12-12. Aqui, com a distribuidora Özge Kinasts a evidenciar toda a sua experiência e inteligência, emergiu, de novo, a força das Leoas para romper com a ordem estabelecida até então – e seria de forma definitiva.
Com Irene Verásio – a melhor pontuadora do jogo (16 marcados) - a causar estragos desde a linha de serviço e o bloco a impor-se na rede, o 15-12 passou a 19-14 e este, num instante, transformou-se num promissor 22-14. Já com as bancadas de pé, a central Saška Đurović elevou-se para colocar um ponto final num dérbi brilhante das Leoas, sentenciado com o 25-16 e respectivo 3-0 final que soltou a festa verde e branca – feita em comunhão entre jogadoras e adeptos.
A equipa feminina de voleibol segue imparável na Liga contando por vitórias os seus primeiros quatro encontros e, superado o dérbi com distinção, segue-se uma jornada dupla no próximo fim-de-semana: visita à A. Avense 78 e recepção ao Clube Kairós.
Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (9), Melany Detzel, Leslie Tagle (11), Maria Santos [L], Özge Kinasts (3), Sara Dias (13), Angie Hinestroza, Irene Verásio (16), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [C] [L], Saška Đurović (8)