Domínio total para voltar a vencer em casa
24 Nov, 2024
Leoas superaram Castêlo da Maia GC em toda a linha (3-0)
Três semanas depois, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal regressou a casa e bateu o Castêlo da Maia GC por 3-0, este domingo à tarde, no encontro da nona jornada da primeira fase da Liga.
Um triunfo indiscutível das Leoas (25-16; 25-17; 25-16) frente ao 11.º e penúltimo da tabela e mais uma jornada resolvida com categoria para chegar aos 21 pontos no segundo lugar antes da visita ao FC Porto, que lidera com 23.
No Pavilhão João Rocha, rapidamente o Sporting CP se impôs (7-4) e arrancou em força para dominar o set inaugural do início ao fim. Depois de um ‘voo’ de Jéssica Miranda ter colocado a diferença nos cinco pontos (11-6), as Leoas ‘pisaram’ o acelerador e chegaram com autoridade ao 18-11. Já nada desviou o 1-0 do caminho verde e branco: apesar do esforço da equipa nortenha, as contas fecharam-se com um claro 25-16.
Mais trabalhoso foi o início do segundo set (4-6), mas pouco depois um ás de Amanda Cavalcanti devolveu as Leoas à liderança, a qual se cimentou com o 13-9 e, posteriormente em 17-11.
Novamente, dado o ‘esticão’ no marcador, as comandadas de Rui Pedro Silva não deram qualquer hipótese ao Castêlo da Maia GC, já sem argumentos para contrariar o ímpeto verde e branco. Apesar de algumas oportunidades desperdiçadas para fechar o set mais cedo, acabou por ser Angie Hinestroza a fazer o 25-17 final que deixou o Sporting CP a um set de vencer de imediato pela diferença máxima.
No entanto, a formação da Maia puxou inicialmente pelo seu ‘instinto de sobrevivência’ e o arranque do terceiro parcial trouxe também muito equilíbrio (7-7). Assim, o filme do set anterior repetir-se-ia e, mais uma vez, as Leoas assumiram o primeiro ascendente – sem réplica adversária - com uma resposta cabal: parcial de 6-0 para chegar ao 15-8.
E se a vitória do Sporting CP parecia encaminhada, o 21-12 confirmado por Jéssica Miranda deixou tudo mais perto – já com Mimosa Faria, Nicole Milosevic e Melany Detzel em campo do lado verde e branco. O Castêlo da Maia GC ainda tentou adiar ao máximo, mas o 3-0 revelou-se uma questão de tempo e, outra vez Jéssica Miranda – brilhou com 13 pontos marcados – sentenciou a partida com o 25-16.
Além da zona 4 brasileira, Sara Dias (12), Amanda Cavalcanti (10) e Saška Đurović (9) destacaram-se ofensivamente ao longo do jogo que devolveu as Leoas às vitórias em casa.
Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda (13), Amanda Cavalcanti (10), Melany Detzel, Leslie Tagle (6), Nicole Milosevic, Maria Santos [L], Özge Kinasts (3), Sara Dias (12), Angie Hinestroza (3), Irene Verásio, Mimosa Faria (2), Daniela Loureiro [C] [L], Saška Đurović (9)