Leões somam e seguem
14 Dez, 2024
Vitória por 3-0 sobre a AA Espinho
A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste sábado, a AA Espinho por 3-0 em jogo da 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Triunfo bem conseguido, mas não tão fácil de conseguir. A AA Espinho, comandada pelo ex-Leão Miguel Maia, deu trabalho aos Leões e até ameaçou vencer o terceiro set, mas a turma Leonina soube reagir na hora certa e dar continuidade ao que tinha feito nos dois primeiros.
Ainda assim, houve muito equilibrio na partida e isso começou logo no primeiro set, com ponto para um lado e para o outro, e a AA Espinho ainda esteve na frente (12-13), mas depois o set já não fugiu ao controlo Leonino.
A partir dos 15-15, o Sporting CP abriu distâncias e chegado ao 24-19 não falhou o set point, com Jan Galabov na rede a colocar a bola na área contrária à mercê de ninguém.
No segundo set, ‘mais do mesmo’. Muito equilíbrio e a turma verde e branca a só conseguir descolar a meio do jogo, abrindo a maior distância até então (17-14). A partir daí, só deu Sporting CP e a distância aumentou, com muita competência verde e branca em toda a linha, apesar de erros no serviço.
Edson Valência arriscou em alguns momentos, mas a vantagem a isso permitia, e no set point Kelton Tavares resolveu no bloco. Sozinho na rede, o central cabo-verdiano não deixou a bola passar e deu o set por fechado em 25-18.
Assim, ao Sporting CP bastava vencer mais um set para decidir o jogo e não desperdiçou a oportunidade, mas teve de suar. Depois de ponto para cá e para lá, a AA Espinho passou para a frente e abriu a distância para 8-11.
A formação visitante esteve mesmo a vencer por seis pontos, mas os Leões recuperaram de forma fantástica antes da marca dos 20 pontos. 16-17 com o Sporting CP a fazer o mais difícil, e com Armando Velásquez a ser importante na recuperação verde e branca, e a chegar depois aos 19-19.
Aos 21-20, o marcador virou e os jogadores Leoninos ainda contaram com o entusiasmo dos Sportinguistas no Pavilhão João Rocha e nem um time out pedido por Miguel Maia, para travar o ascendente verde e branco, resultou.
Corria tudo bem ao Sporting CP e Jan Galabov com um ás fez 23-21, apontando ao final do jogo. Martin Licek fechou-o depois (25-22) em cima da rede, com o trio da AA Espinho a ver a bola passar-lhe à frente.
Os Leões iniciaram assim a segunda volta do Campeonato Nacional como iniciaram a primeira e agora voltam a virar-se para a CEV Challenge Cup. Na próxima quinta-feira decide-se a passagem aos quartos-de-final e o Sporting CP está bem lançado, depois de vencer a AKAA na Finlândia por 1-3.