Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Bom ensaio geral antes do dérbi

Por Sporting CP
01 Fev, 2025

Leões de João Coelho venceram o Ala Nun´Alvares de Gondomar por 3-0

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o Ala Nun´Alvares de Gondomar por 3-0 com os parciais de 25-16, 25-15 e 25-19, em partida relativa à 18.ª jornada da Liga.

Um triunfo que constituiu um bom ensaio geral, antes do dérbi da próxima jornada, no qual o Sporting CP vai receber o SL Benfica, no Pavilhão João Rocha.

Este sábado, a formação Leonina orientada por João Coelho voltou a mostrar a seriedade capaz de superar as dificuldades levantadas pela combativa equipa do Ala Nun´Alvares de Gondomar, que apesar de argumentos inferiores ao Sporting CP, também protagonizou bons momentos de voleibol e muitas jogadas de boa sustentação de bola, que obrigaram o conjunto Sportinguista a jogar vários pontos mais prolongados.

O treinador do Sporting CP, João Coelho, utilizou a maior parte dos jogadores que tinham feito os dois últimos sets a meio da semana diante do VT Menen, em jogo dos quartos-de final da CEV Challenge Cup.

Significou isto que o oposto Breno Nascimento acumulou mais minutos, tal como aconteceu com Vinícius Lersch (zona quatro) e com o central Tiago Barth, bem como o distribuidor, Armando Velásquez.

A máquina continuou bem oleada e prova disso foi a maneira concludente como o Sporting CP fechou o set inicial nos 25-16.

Depois de um equilíbrio inicial reflectido nos 5-4, a equipa Leonina disparou para vantagens largas, com Breno Nascimento (potência no remate e no serviço e Tiago Barth efectivo no bloco) a alargarem para os 10-5.

Bem mais forte no centro da rede e no bloco, além de diversidade e riqueza de soluções pelas pontas, o Sporting CP foi controlando com à-vontade o set, tendo mais do que dobrado a pontuação da equipa visitante aos 20-9, numa fase em que os serviços de Tiago Barth faziam estragos, à semelhança do que acontecia com os blocos de Jonas Aguenier e com os remates de Martin Licek.

O Ala Nun´Alvares ainda chegou aos 16 pontos, antes de o Sporting CP atingir os 25 e fechar o set, num vistoso remate de Vinícius Lersch.

No segundo set, a história do jogo não foi muito diferente e os números finais foram de 25-16. Ao equilíbrio inicial expresso no 6-6, com bons pontos dos dois lados do campo e entrega de todos os jogadores, respondeu o Sporting CP com um parcial de 5-2, para os 11-8. Breno Nascimento e Tiago Pereira somaram pontos consecutivos, com capacidade de remate de grande determinação, mas também bons blocos.

A vantagem foi-se consolidado e até cresceu até aos 16-10 e para o Sporting CP chegar aos 25 pontos foi uma questão de tempo, paciência e qualidade, com o Ala Nun´Alvares a valorizar bastante o jogo com uma atitude muito combativa. Alejandro Vigill evidenciou-se no bloco e no remate e foi dele o ponto final para os 25-15.

O terceiro set foi aquele em que o Ala Nun´Alvares conseguiu estar mais perto do Sporting CP no marcador, com diferenças que chegaram a andar nos dois, três pontos, mas sempre com domínio Leonino.

O Sporting CP foi igual a si próprio. Intenso no serviço, seguro na recepção, criativo nos ataques. Assim ganhou grande embalagem nos 10-5, com um ás de Vinícius Lersch e bons pontos de Tiago Pereira no remate, ou de Tiago Barth no bloco.

A equipa do Ala Nun´Alvares ainda reagiu, através de muita entrega, mas o Sporting CP foi sempre muito concentrado, disciplinado e rigoroso, e fechou muitos caminhos de remate ao conjunto visitante, que também não tinha capacidade para travar os ataques no centro da rede, nem os blocos de Alejandro Vigill.

O central esteve em momentos importantes, como o 15-12, num remate em habilidade e nos 21-15, ou 22-16, em que o jogador espanhol assumiu protagonismo no bloco e no remate.

Os dois últimos pontos foram de serviços falhados por cada uma das equipas, o último pela equipa visitante, para selar o set nos 25-19 a favor do Sporting CP e o jogo em 3-0 para os Leões, a reforçarem a fase de muito boa forma que atravessam, antes do dérbi da próxima jornada diante do SL Benfica.  

Sporting CP: Tiago Pereira [C] (11), Vinícius Lersch (9), Kelton Tavares, Edson Valencia, Yurii Synytsia, Martin Licek (4), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis [L], Tiago Barth (7), Jonas Aguenier (6), Leonel Filho, Breno Nascimento (12), Armando Velásquez (1), Alejandro Vigill (8).