Leões cederam na ‘negra’
08 Fev, 2025
Desaire do Sporting CP frente ao SL Benfica por 2-3 para a Liga
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao SL Benfica por 2-3, ou seja, na chamada ‘negra’, em partida da 19.ª jornada da Liga.
Um desaire num dérbi jogado até à última, de enorme equilíbrio, e em que a equipa Leonina esteve duas vezes na frente com vantagem de sets (1-0 e 2-1), mas em que uma recta final um pouco mais errática e também a frescura física terão tido um peso decisivo no vencedor do jogo.
O Sporting CP lutou até ao limite pela vitória e ficou perto de a conseguir, num jogo cheio de reviravoltas em que que os Leões também falharam mais serviços do que o normal, pese o risco de muitos jogadores quando foram para a linha de primeira saída de bola. Contas feitas, o Sporting CP apresentou momentos de muito bom nível, mas alternado com algumas dificuldades de recepção que dificultaram ataques.
A equipa Leonina ganhou o primeiro set a 27-25, com o decurso do parcial a ser muito equilibrado e constantes empates até aos 21 pontos para cada lado. O SL Benfica até ganhou vantagem de dois numa fase em que uma decisão polémica reverteu um ponto inicialmente dado aos Leões. De 21-23, os Leões empataram a 23, com um grande ponto de Galabov, e o Sporting CP ainda evitou set points às águias antes de o jogo entrar nas vantagens. Aqui, os Leões ‘encerraram o assunto’ a 27-25 com um grande remate – foram muitos em todo o jogo – de Edson Valencia.
No segundo set, o Sporting CP conseguiu uma vantagem de 7-4 através de um seviço de Valencia que ainda bateu na rede. Os encarnados ainda conseguiram o empate a nove pontos, até que os Leões voltaram a uma diferença de três pontos aos 16-13, com Valencia a brilhar no remate, seguido nos blocos por Galabov e Synytsia. Na ponta final, no entanto, prevaleceu o 23-25 do SL Benfica, com o último ponto a ser um serviço para a rede de Edson Valencia, que arriscou tudo na bola de saída.
Já no terceiro set, voltou a haver mais Sporting CP e o primeiro sinal foi o elecrizante ponto inicial ganho pelos Leões, fechado por Edson Valencia. Houve vantagens mínimas da equipa Leonina, empates, até a equipa 'esticou' para uma vantagem de 14-11, com um grande serviço de Edson Valencia - exibição assombrosa nos três primeiros parciais do oposto venezuelano do Sporting CP.
E aos 18-14, um ataque para a rede do SL Benfica encaminhou o set para o Sporting CP, com o bloco triplo Leonino a funcionar e o ascendente verde e branco consumou-se nos 25-19.
No quarto set, o Sporting CP sentiu maiores dificuldades porque a recepção não encaixou da melhor forma nos serviços das águias. Assim, o SL Benfica teve tempo para montar melhor o bloco e marcar Edson Valencia. O Sporting CP - com muito querer - ainda conseguiu encostar a 16-17, fruto das acções de bloco bem conseguidas de Jonas Aguenier e de Licek e dos remates também deste último. Um novo bloco de Jonas Aguenier permitiu ainda empatar a 20 pontos, mas novamente o SL Benfica ganhou na recta final o set, agora por 21-25.
No quinto set, a questão da frescura física pesou. O Sporting CP teve também o ‘peso’ psicológico de geralmente ter de andar atrás no marcador: dos quatro primeiros pontos, três foram do SL Benfica. A equipa Leonina lutou até ao limite das forças, mas na ponta final foi o serviço do SL Benfica por Nivaldo Gomez a fazer a diferença, fechando as contas do parcial decisivo em 9-15.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (15), Vinícius Lersch, Kelton Tavares (11), Edson Valencia (29), Yurii Synytsia (2), Martin Licek (11), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (12), Breno Nascimento, Armando Velásquez, Alejandro Vigil.