Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

João Fidalgo é o novo coordenador do voleibol Leonino

Por Sporting CP
14 maio, 2025

Antigo jogador e capitão regressa a Alvalade para liderar o projecto da modalidade

João Fidalgo está de volta ao Sporting Clube de Portugal, agora com uma nova missão: a de coordenador do voleibol Leonino. Após uma carreira de sucesso como atleta, que culminou com vários títulos e uma forte ligação ao emblema verde e branco, o antigo líbero assume agora funções de liderança e planeamento, com o objectivo de fortalecer ainda mais a modalidade nas vertentes masculina, feminina e de formação.

“Tive a felicidade de estar aqui vários anos e este convite sensibilizou-me muito. Mas foi, também, alvo de muita ponderação da minha parte: seria eu a peça que as pessoas aqui procuravam? É muito gratificante poder voltar”, afirmou João Fidalgo aos meios Leoninos, sublinhando o orgulho com que abraça este novo desafio.

Com um percurso marcado pela dedicação em campo, o novo coordenador acredita que a experiência acumulada enquanto jogador será uma mais-valia para esta nova função: “É essa a ideia: a de fazer esta ponte com quem anda lá dentro, com os atletas, com as comissões técnicas. Naturalmente, o facto de ter jogado a determinado nível e ter conquistado aqui títulos no Sporting CP pode ajudar nessa função”, acrescentou.

O (agora) dirigente mostra-se consciente da exigência que acompanha o emblema de Alvalade e não teme a pressão associada à vontade de continuar a ganhar. “Quem representa um clube como o Sporting CP, seja qual for a sua função, sente sempre o peso dessa responsabilidade. Para mim, é bem melhor chegar aqui com a equipa feminina a vencer a Taça de Portugal e a fazer uma época muito meritória no campeonato, mas a saber que tem ainda um caminho por fazer, e com a equipa masculina a ser campeã e a vencer três dos quatro troféus que disputou”, aponta.

João Fidalgo destaca ainda a vitalidade do voleibol verde e branco. “O Clube está vivo, está com muita saúde. O foco aqui é que o voleibol fale a mesma língua, tanto no masculino, quanto no feminino e na formação. É com esse objectivo que aqui estou, com essa missão de continuar a engradecer o Clube.”

Para Miguel Afonso, vogal das modalidades do Conselho Directivo do Sporting CP, este regresso é carregado de significado e confiança. “Estamos muito felizes, obviamente, com o regresso do João Fidalgo ao Sporting CP. O bom filho a casa torna, como se costuma dizer. O João foi um grande profissional que o Sporting CP teve enquanto jogador — sempre exemplar, sempre reconhecido por todos — e é um grande Sportinguista.”

O dirigente destaca ainda o percurso de preparação que João Fidalgo fez para o pós-carreira: “Foi alguém que se preparou durante a carreira, nomeadamente nos últimos anos, e tem hoje uma série de valências que lhe vão ser muito úteis nesta nova função. Confesso que, mal soubemos que o João ia dar por terminada a carreira, foi ele a nossa primeira e única opção para esta posição.”

Com a estratégia bem definida e a modalidade em claro crescimento, Miguel Afonso acredita que João Fidalgo será uma peça-chave no futuro do voleibol Leonino: “Estou completamente convicto de que vai fortalecer ainda mais toda a estrutura. Faz parte de um caminho que está traçado, e de uma estratégia bem definida, no fortalecimento cada vez maior do voleibol do Sporting CP e da sua afirmação a nível nacional e internacional.”