Sporting CP prolonga contrato de Tiago Barth
09 Jul, 2025
Central brasileiro vai continuar a jogar de Leão ao peito
O central de voleibol, Tiago Barth, vai continuar a jogar no Sporting CP na próxima temporada. O blocador, que joga no meio da rede, era a imagem da felicidade por continuar a jogar nos Campeões Nacionais.
“Estou muito feliz por estar mais um ano cá. Venho a construir um trabalho já há quatro épocas e esta, agora, será a quinta. Vi a evolução desta equipa que tem vindo a ser construída ano a ano. Passámos por momentos complicados, mas esses momentos tornaram-nos mais fortes, tanto que na época passada conseguimos o tão sonhado título nacional. Sei que esta temporada vai ser mais difícil, porque agora temos uma competição mais importante [CEV Champions League] e temos de manter o nosso alto nível”, referiu, nas primeiras declarações aos meios do Clube, após a renovação.
O jogador de 37 anos não escondeu o grande sentimento de pertença ao Sporting CP. “Já passei por vários clubes, mas como o Sporting CP posso falar, com toda a certeza, que eu nunca vi nada igual. A paixão pelo clube, o que os adeptos nos transmitem... Sou totalmente apaixonado por este Clube, a minha família também e os meus filhos já fazem parte do Clube. Estou muito feliz por estar aqui. Digo que quero merecer estar aqui e trabalho duro para isso, porque quero representar este Clube e quero que o Sporting CP esteja sempre no topo”.
O jogador do Sporting CP encara a nova temporada com redobrado entusiasmo, até porque vai envergar as insígnias de Campeão Nacional. “Poder sentir o gosto da vitória e o carinho que recebemos depois do título, com certeza que nos motiva a trabalhar ainda mais e para ir à procura de ainda mais. Uma final como foi a da época passada, com a dificuldade de estarmos a perder por 2-0, fazer a reviravolta e ver como os adeptos nos apoiaram, como vibraram e estiveram a comemorar connosco até de madrugada, isso motiva muito e até os jogadores novos que vierem, quando virem isso, vão querer participar também”, anotou.
Tiago Barth olha para a renovação como uma aprovação da estrutura de muito trabalho bem feito que já vinha de trás por parte do plantel Leonino de voleibol. “Em todas as modalidades, uma equipa vencedora não se constrói de um dia para o outro. É um trabalho logo, um trabalho de alguns anos. O Sporting CP tem mantido uma base, uma base que já se conhece, que sabe como funciona o Clube, o que o Clube procura e consegue transmitir isso para os atletas que chegam. Estou aqui há quatro épocas e vejo muito isso; os atletas que chegam adaptam-se em pouco tempo, entendem como funciona o Clube e acho isso muito importante. Estou feliz por continuar e ver essa base a ser mantida, porque tenho a certeza de que bons frutos ainda vão vir”.
Numa época repleta de grandes desafios e marcada pelo regresso à CEV Champions League, Tiago Barth não se atemoriza com nada e, pelo contrário, encara de peito aberto a época que se se avizinha. “É uma época cheia de desafios e acredito que todo o grupo vai ser muito testado. Todos vão ter de estar preparados, não só os seis que estiverem em campo, mas todos que estiverem fora, porque a qualquer momento vai ser preciso. Vimos isso no último ano, com uma final duríssima, foi preciso estarem todos ali. Acredito que na nova época, o grupo todo unido, preparado e forte vai ser muito importante”.
Tiago Barth aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos Sportinguistas. “Primeiro, agradecer todo o apoio desde o momento em que cheguei e principalmente nos momentos difíceis, o apoio foi fundamental. Ver esse carinho motiva-nos e dizer-lhes que eles são muito importantes nos jogos. Como atleta posso dizer que os adversários sentem isso. Já conversei com adversários que jogam no nosso Pavilhão e eles sentem isso, falam dos nossos adeptos. Por isso agradecer e convidar todos para que nova época estejam novamente presentes a apoiar-nos”.
Por sua vez, João Fidalgo, coordenador de voleibol do Sporting CP, enalteceu as qualidades de Tiago Barth. “No íntimo ele é reservado, mas depois no balneário é uma pessoa que agrega muito, que junta muito a equipa, é muito ponderado e em momentos de maior tensão dá um equilíbrio muito importante. Foi meu colega aqui na equipa e por isso sei bem do que estou a falar. Alguém com esta valia, a conseguir aliar o facto de a família se ter integrado tão bem, com os filhos do Tiago a jogarem no Sporting CP, em várias modalidades também, ele é ‘prata da casa’ neste momento, faz parte do grupo de capitães da equipa só fazia sentido continuar, pela profundidade que dá à equipa. Tem a minha validação, naturalmente, pelas várias componentes referidas”, realçou.