João Coelho: "Há que testar os nossos limites"
17 Fev, 2026
Leões do voleibol defrontam Asseco Resovia Rzeszów
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 19h30 desta quarta-feira, os polacos do Asseco Resovia Rzeszów para a sexta e última jornada da fase de grupos da CEV Champions League.
Na antevisão, e após o triunfo sobre os alemães do SVG Lüneburg por 3-1, João Coelho espera um adversário duríssimo. No entanto, e mesmo já não tendo hipóteses de seguir em frente na CEV Champions League, o treinador quer procurar surpreender o favorito adversário.
"É uma equipa de um campeonato mundialmente famoso, um dos melhores. São fisicamente imponentes, as acções de serviço e ataque são impressionantes. Precisamos de estar ao nosso melhor nível. No jogo lá, não conseguimos segurar o serviço que apresentaram, mas temos argumentos, como demonstrámos contra o SVG Lüneburg, de equilibrar as operações e lutar pela vitória. É o que vamos tentar fazer. Seria óptimo conseguir seis pontos e duas vitórias. Continuar na competição já não é possível, mas ainda há uma pequena janela [de repescagem] para a CEV Cup e vamos deixar tudo o que temos em campo. O projecto merece estes palcos e estamos a representar de forma digna o Sporting CP e o voleibol português", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.
João Coelho reforçou que os atletas do Asseco Resovia Rzeszów "servem muito forte e com baixa taxa de erro". "Em casa, temos conseguido responder com algum brilhantismo a esse tipo de características. Obviamente, a ajuda do público ajuda-nos muito. O trabalho de bola alta contra estes adversários é muito duro e queremos tirar dividendos disso mesmo para as competições internas. É difícil encontrarmos adversário deste gabarito e com estas qualidades físicas. Vai ser um jogo de alta intensidade, sempre com um pé no acelerador, a tentar fazer tudo bem feito e sem permitir erros de bolas fáceis. Há que testar os nossos limites", adicionou.
Ter conseguido a vitória diante do SVG Lüneburg, a primeira nesta CEV Champions League, "ajudou a libertar os jogadores": "Era algo que tínhamos procurado em todas as jornadas anteriores. (…) Permitiu-nos ver que é possível liderar o marcador e ir atrás do marcador com qualidade e tudo aquilo que temos de bom. Também temos qualidade nas acções defensivas e sabemos controlar a rede quando é preciso".
Por fim, João Coelho apelou à presença dos Sportinguistas: "Contamos convosco. São muito importantes, fundamentais. São jogos de alto nível contra equipas dos melhores campeonatos mundiais, por isso o apoio dos adeptos é ainda mais importante. Que seja uma grande jornada europeia para nós".
Gonçalo Sousa também esteve na antevisão e, tal como o treinador, tem noção do adversário que vai ter pela frente.
"Esperamos dificuldades vindas de uma das melhores equipas polacas deste momento. Vamos tentar fazer o que fizemos na semana passada: jogar ao nosso nível e, mais uma vez, trazer alguma coisa para casa. (…) Temos de estar dispostos a lutar pelas bolas da forma a que estamos habituados a fazer. Temos de nos comprometer todos e dar o nosso máximo", contou.
O líbero internacional português não escondeu que, já com uma vitória assegurada, os Leões jogam "com um bocadinho menos de pressão", o que "pode ser positivo", e também se dirigiu aos Sócios e adeptos do clube verde e branco.
"Temos cativado cada vez mais gente a vir e convido-os mais uma vez. É um jogo de CEV Champions League com muitos jogadores de nível mundial e acho que vai ser um bom espectáculo", concluiu.