Após 1 ano de existência depois dos primeiros 100
31 Mar, 2023
Editorial da edição n.º 3917 do Jornal Sporting
O Jornal Sporting completa hoje o primeiro ano de existência após os primeiros 100.
A 31 de Março de 1923, o Boletim Sporting Club de Portugal celebrava o seu primeiro ano de vida, edição que hoje publicamos juntamente com a de aniversariante pelos 101 anos.
É assim que gosto de ver a celebração deste aniversário, como o primeiro para completarmos um novo ciclo de 100 anos, honrando o passado, mas com olhos postos no futuro.
E foi assim que, há precisamente 100 anos, contra os mais cépticos, um ano depois de nascer “franzino e acanhado”, nas palavras de José Serrano, contrariando “aqueles que diziam não ser viável a conservação de um Boletim destinado aos sócios do nosso Club, não só pela despesa que traria, como também pela falta de perseverança daqueles que tomassem a seu cargo a confecção do mesmo”, que o Boletim Sporting Club de Portugal completava o seu primeiro ano de idade.
Festejava Júlio de Araújo, “um ano de muito trabalho numa publicação difícil e que alguns supunham de pouca dura (..) O Sporting Club de Portugal está marcando acentuadamente o seu direito à classificação de um grande club. Impõe-se que do esforço de todos resulte um brilhante futuro para a colectividade”.
Como se de uma prova de atletismo com obstáculos se tratasse, o Jornal Sporting saltou todos os 101 obstáculos que muitos profetizaram como fatais na altura do seu lançamento para conquistar o título de “O Mais Antigo Jornal de Clube do Mundo”.
E encarando a prova como de estafetas, vai passando o testemunho de geração em geração, fruto do espírito vanguardista que conserva de origem, e que o mantém vivo na nova era global e digital.
A disciplina de treino que preserva no seu rigor informativo assegura a sua credibilidade.
Ao dia de hoje, o Jornal Sporting celebra a sua longevidade e agradece a todos os Sportinguistas que lhe deram vida.
Com o mesmo ADN manterá o seu caminho, sempre em prol do que nos une: o Sporting Clube de Portugal!
A 31 de Março de 2023 apagamos 101 velas, cantamos os Parabéns a todos os Sportinguistas e…começamos um Ano Novo…