Primeiros jogos, primeiras sensações!
25 Jul, 2024
PREÂMBULO – Na última terça-feira mais dois jogos de preparação no Algarve, o primeiro – de manhã e à porta fechada – contra o Farense e o segundo, ao início da noite e no Estádio Algarve, muito bem composto de público, com o conceituado Sevilha, uma das melhores equipas espanholas, vencedora de sete edições da Liga Europeia!
JOGO COM O FARENSE – Deste primeiro jogo não temos imagens, mas sabe-se que o nosso Gyökeres – já recuperado da sua operação – fez o seu primeiro hat-trick da época, em apenas 45 minutos, ou seja, nos primeiros minutos da época, Gyökeres disse logo “presente”! E fê-lo de modo categórico! À Leão!
JOGO COM O SEVILHA – Vimos esta partida na televisão e continuamos com as boas sensações que já nos tinham ficado do jogo com os belgas do Saint-Gilloise. É patente o trabalho já feito e começam a ver-se os resultados do “laboratório” liderado e comandado por Rúben Amorim. Este jogo com o Sevilha trouxe indiscutivelmente boas indicações, com várias jogadas de nível, dois golos magníficos e várias outras oportunidades em que só por milímetros não conseguimos dilatar o marcador, nomeadamente através dos nossos Pote e Geny Catamo. O primeiro golo é −todo ele! – uma obra de arte, com especial relevo para Nuno Santos (seguramente um dos melhores laterais esquerdos português da actualidade e o único com capacidade e qualidade de passe para ao primeiro toque fazer jogadas/passes/centros de golo!) e um acabamento notável do jovem Rodrigo Ribeiro. O segundo golo é outra grande pérola, com passe longo do Diomande, excelente recepção artística do miúdo Rodrigo Ribeiro que assistiu primorosamente para Trincão fazer pura magia… adornando de modo superior um remate certeiro, num momento só mesmo ao alcance de predestinados como ele!
LESÕES – Preocupados ficámos com as lesões de Nuno Santos e de St. Juste, ainda por cima porque qualquer um dos dois estava mesmo a dar boa conta do recado e a mostrar que a respectiva forma está já aí a chegar. Oxalá sejam, pois, apenas mazelas do jogo e não complicações que venham para durar mais. Nesta altura da época não dava mesmo jeito.
ARBITRAGEM – Referência especial merece também a actuação do nosso conhecido Fábio Veríssimo… pois, coitado, o homem não sabe mesmo apitar os jogos do Sporting CP! Passou o jogo quase todo a perdoar o modo duro e até “rugbyano” como vários jogadores do Sevilha se apresentaram, mostrando apenas dois amarelos para tanta infracção merecedora de igual punição… e, depois de tanta condescendência com o nosso adversário, lá teve de demonstrar a sua bravura e – perto do fim do jogo, quiçá para dar maior emoção a esses momentos finais – pumba, encarnado directo para Diomande! Fábio, depois do Jamor já tinha pedido isso, quando sair na rifa um jogo do Sporting CP para apitar, pois faz mesmo à família Sportinguista um enorme favor… é ir para Peniche e não sair de lá!
TROFÉU CINCO VIOLINOS – É já este sábado a apresentação da equipa aos Sócios no Estádio José Alvalade, em partida com o histórico Atlético de Bilbau, vencedor da última edição da Copa del Rey. Esperamos casa cheia, tanto mais que teremos a despedida de Coates… e esse é todo um momento de carinho e pura emoção Sportinguista que não se pode mesmo perder!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S 1 – Os dois jogos a que já assistimos provocaram-nos uma espécie de sensação de paz com o futebol. Depois da tristeza da Selecção com o seu pastoso e enfadonho jogo para trás e para o lado, finalmente vimos outra vez futebol e do bom! Um colossal mundo de diferença entre o tal de Martínez (ainda bem que não levou – com excepção do Gonçalo Inácio – as nossas “pérolas” para o seu estilo de jogo de “rodriguinhos” inúteis!) e o nosso Rúben Amorim! É mesmo caso para dizer… que bom termos o Rúben connosco!
P.S 2 – Estão a começar os Jogos Olímpicos de Paris e temos vários atletas das nossas cores em prova, dispersos por várias modalidades, desde o atletismo ao judo, passando pelo surf! Boa sorte… e, se possível, venham de lá algumas medalhas!