Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Feliz Natal..."à Sporting"

Por Juvenal Carvalho
24 Dez, 2024

Ouço desde sempre, naquela sabedoria dos antigos, que o tempo voa. E com o avançar da idade, cada vez mais acho tão verdadeiro esse dito, que nos faz mesmo reflectir sobre a velocidade da vida. 

Parece que foi ontem o último e já estamos a chegar a mais um Natal. Esta é, mesmo, a última edição do nosso Jornal Sporting antes da quadra natalícia.

E por isso, hoje, embora eu seja daqueles cuja filosofia é de que o Natal é sempre que um Homem quiser, como escreveu Ary dos Santos num poema que se celebrizou, como tantos outros da sua autoria, quero falar do Natal, fazendo um paralelismo com o Sporting Clube de Portugal.

Já aqui o escrevi neste espaço, por tão marcante, que a prenda em criança que mais impacto teve em mim no Natal foi um equipamento à Sporting que me foi oferecido pela minha avó materna, a Alice, aquela que me fazia todas as vontades, e que me aturava e omitia até aos meus pais todas as minhas traquinices de puto irreverente de bairro.  A minha avó, que juntava ainda, à semanada dos pais, uns "tostões" para eu comprar cromos ou posters de jogadores do Sporting, que me enchiam as paredes do quarto e que iam de Damas a Manuel Fernandes, passando por Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Chana e António Livramento, entre outros. Para ela era sempre Natal. Uma bondade extrema e um ser humano com um coração que jamais esquecerei. 

Aquela prenda...aquele momento mágico, perdurou no tempo e no meu imaginário de Leão. Desde que o vesti não mais o queria despir. Fazia até pirraça aos meus amigos do eterno rival, naquela tão saudável picardia.

Muitos Natais se passaram desde então e imagino a cada um deles, em casa de cada um que transporta o leão no coração, a mesma felicidade de todas as crianças que, como eu, receberam uma prenda alusiva ao nosso Clube.

O abrir das prendas tem sempre esse lado emocional. Esse lado que nos surpreende e quando com ele vem um momento de Leão é o extravasar da alegria de um momento único. O momento que só o nosso Sporting CP nos proporciona. 

Do Natal passado para este já pintámos o país a verde e branco. Tivemos, como de costume, e ano após ano, diversas conquistas nacionais e até internacionais. 

Demonstração inequívoca da nossa grandeza. 

E para cada um de nós demonstrar a grandeza e a fibra de Leão de que somos feitos, e porque ainda faltam algumas horas desde a saída desta edição até logo mais à hora da consoada, faço um apelo: Existem Sportinguistas com menos possibilidades financeiras – a sociedade vive tempos complicados – que gostariam de ofertar algo alusivo do nosso Clube aos seus e não o consegue. Porque não um pequeno gesto que a uns não custa nada e a outros tanta felicidade traria. Seria aquele gesto de Leão que nos diferenciaria.

Porque é um facto que o Sporting Clube de Portugal, dada a sua incrível expressão, é de todos. Dos ricos aos pobres, da esquerda à direita, de diferenciadas crenças, de diversas tendências.

Somos afinal enormes... Natal após Natal. 

Um Feliz Natal para todos!